Ministro do TCU, Augusto Nardes pede licença após vazamento de aúdio golpista

Augusto Nardes. Reprodução de vídeo

Augusto Nardes. Reprodução de vídeo

O ministro Augusto Nardes pediu licença do TCU, o Tribunal de Contas da União, após o vazamento de um áudio em que ele insinua a existência do plano de um golpe militar para impedir a posse do presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A fala de Nardes causou amplo repúdio no meio politico, entre seus pares e nos tribunais superiores. Sob pressão, Nardes apresentou o pedido de afastamento na noite desta segunda-feira (21).


Leia também:

+ De volta ao Brasil, Lula deve anunciar nomes para compor seu ministério

+ Lula alerta que derrota de Bolsonaro não enterra o radicalismo


No áudio divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, Nardes disse haver um “movimento muito forte nas casernas” e previu um “desenlace bastante forte na nação”.

Mais cedo o ministro tentou se retratar e informou que “repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”.

Até o início da noite ao menos três parlamentares já haviam pedido ao TCU que o ministro seja investigado por infração disciplinar na corregedoria do tribunal. Além diddo, ele também deve ser convocado a se explicar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Ex-deputado pelo PP, Nardes ganhou notoriedade em 2015 como relator das chamadas pedaladas fiscais no TCU e seu texto serviu de base formal para o pedido de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff (PT). Depois do processo contra a petista, foi citado nas operações Lava-Jato e Zelotes, sob suspeita de receber propina. Ele negou todas as acusações.

Comentários

 




    gl