Mensalão tucano: Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz são condenados

Marcos Valério. Foto: Agência Brasil

Marcos Valério. Foto: Agência Brasil

Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz foram condenados na última sexta-feira (15) pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Os acusados foram condenados em primeira instância a 16 anos e 9 meses de prisão. Sentença foi proferida pela juíza Lucimeire Rocha, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte. Decisão ainda cabe recurso.

A condenação faz parte da investigação de crimes cometidos durante a campanha eleitoral pela reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas Gerais, em 1998. Escândalo ficou conhecido como mensalão tucano. Além da prisão em regime fechado, Valério, Hollerbach e Paz também foram sentenciados a pagar 400 dias de multa em um valor próximo ao salário mínimo vigente em 1998.

Os três acusados também foram condenados, anteriormente, em investigações do mensalão do Partido dos Trabalhadores. Marcos Valério foi condenado a 37 anos de prisão; Ramon Hollerbach teve uma sentença de 27 anos, quatro meses e 20 dias; e Cristiano Paz foi condenado a 23 anos, 8 meses e 20 dias. Todos, atualmente, cumprem pena em sedes da Associação de Proteção ao Condenado (Apac).

Comentários

 




    gl