Em manifesto, empresários, artistas e juristas pedem união por eleição de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução do YouTube

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução do YouTube

Um grupo composto por empresários, artistas, intelectuais e juristas divulgou, nesta segunda-feira (14), manifesto em favor da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno na disputa deste ano.

Lula ainda não oficializou sua candidatura, o que deve acontecer nas próximas semanas. O petista lidera todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até aqui.

No documento, as personalidades defendem a vitória de Lula contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), numa espécie de movimento de caráter plebiscitário.

“Mais do que eleger um presidente, em 2022 o Brasil fará plebiscito entre continuar o desastre ou retomar a estabilidade democrática-institucional, o fim do negacionismo, a volta da empatia social e a retomada de um desenvolvimento sustentável. Não há razão que justifique adiar para o segundo turno, correr o risco das incertezas decorrentes de disputas secundárias, e principalmente os riscos de atos fora da Constituição. Por isso, apelamos a todos os democratas, os candidatos e seus eleitores, para que nos unamos no primeiro turno a Luiz Inácio Lula da Silva.

Muitos de nós fomos e ainda somos críticos, discordamos de fatos ocorridos e posições tomadas por ele no passado, mas estamos olhando para o futuro, e não há dúvida que a história está fazendo Lula representar a alternativa que o Brasil deve abraçar neste plebiscito de 2022. Ao mesmo tempo, os acertos de seus dois governos e a disposição em construir uma frente ampla programática nos passam a confiança de que ele está preparado para a tarefa de pacificar, governar e reconstruir o Brasil.

É Lula no primeiro turno para tirar o Brasil do descalabro que nos encontramos e os brasileiros do abismo profundo que fomos jogados”, pede o manifesto que, entre outros, conta com a assinatura de Chico Buarque, Sepúlveda Pertence, Milton Seligman, Marco Aurélio Carvalho, Bernardo Ricupero e Rosângela Lyra.

O ex-presidente Lula marcou 43% das intenções de voto, em primeiro turno, para as eleições presidenciais, na mais recente pesquisa Ipespe, divulgada na sexta-feira (11). Em segundo lugar, com 25%, está Jair Bolsonaro. O levantamento foi encomendado pela XP.

+ veja a pesquisa na íntegra

Leia também:

+ Analisando eventual derrota, Eduardo Bolsonaro alerta aliados para arrumarem as malas

+ Bolsonaro diz que Brasil vive sob ‘ditadura de canetas’ e que algo irá acontecer

+ Rotativo do cartão de crédito é recorde; veja como usar de forma inteligente essa ferramenta

+ Saiba quanto um carro pode gerar de despesas em um ano e o que fazer para economizar

Comentários

 




    gl