Lula discursa, cita dívida histórica por escravidão e é aplaudido de pé em Cúpula na África

Lula discursa, cita dívida histórica por escravidão e é aplaudido de pé em Cúpula na África. Foto: Ricardo Stuckert

Lula discursa, cita dívida histórica por escravidão e é aplaudido de pé em Cúpula na África

Mundo: Ao discursar neste sábado (17) na Cúpula da União africana, na Etiópia, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) criticou o avanço da extrema direita pelo mundo e disse que essa não pode ser a resposta para os problemas globais.

Lula também falou sobre a Guerra na Ucrânia e disse que não haverá solução militar para o conflito. O petista voltou a defender a criação de um estado palestino e reafirmou a posição brasileira de condenar os ataques terroristas do Hamas.

O presidente brasileiro encerrou sua fala afirmando uma dívida histórica do país com o continente africano: “Eu queria dizer aos nossos amigos do continente africano que, durante muitos anos, o Brasil governou olhando apenas para a Europa e os Estados Unidos, e não via nem a América Latina e nem a África. Quando eu assumi meu primeiro mandato, comecei essa importante aproximação, através do grande rio chamado oceano Atlântico. Foram nos nossos governos que abrimos novas embaixadas, fábricas de remédio em Moçambique, por exemplo. Tudo o que o Brasil tem para compartilhar nós compartilharemos com o continente africano pois temos uma grande dívida histórica pelos longos anos de escravização. E a única forma de pagar é com solidariedade. Contem com o Brasil”.


Comentários

 




    gl