Gilmar Mendes revela conversa com Bolsonaro e ironia sobre tese de fraude

Gilmar Mendes. Foto: Reprodução do YouTube

O ministro Gilmar Mendes, do STF, o Supremo Tribunal Federal, ironizou a polêmica da semana a partir das novas investidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro.

Segundo o ministro, para rebater o discurso de que o sistema de votação tem brechas para irregularidades, disse, em tom de brincadeira diretamente para Bolsonaro, que, nos casos de alguns deputados eleitos e “de outras coisas” que foram escolhidas no pleito de 2018, até gostaria que se encontrassem inconsistências no processo do TSE.


Leia também:

+ Editorial da Folha critica duramente Bolsonaro, Lira e Forças Armadas

+ Alexandre de Moraes manda bolsonaristas apagarem fake news que ligam PT e Lula ao PCC


“Todos os Bolsonaros, e eles são vários, foram eleitos pelas urnas eletrônicas. Bolsonaro também elegeu, exatamente porque liderou a campanha presidencial, 55 parlamentares, alguns de que nós nunca ouvimos falar. Até numa conversa com ele, brinquei, dizendo que tinha vontade de acreditar na fraude das urnas, porque, quando via nomes como Hélio Negão, Bia Kicis, ou coisas assim, pensava, poxa. Mas sei que eles foram eleitos, assim como tivemos, em outros momentos, como na vitória de Collor, a eleição de muita gente desconhecida”, contou Mendes ao Correio Braziliense.

O ministro ressaltou que conversou com vários diplomatas depois do encontro deste semana e a percepção foi a de que, em vez de atrair apoio para suas investidas contra o sistema eleitoral brasileiro, o presidente consolidou a visão de que as urnas eletrônicas são confiáveis e garantem a integridade da votação e da vontade popular. “Pelos ecos que consegui colher desta reunião, mais se confirmou a solidez e a higidez do sistema eleitoral”.

Comentários

 




    gl