Morre Francisco Dornelles, ex-governador do Rio de Janeiro

Francisco Dornelles. Reprodução de vídeo

Rio. Morreu, nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Dornelles, um dos principais nomes da política brasileira e atual presidente de honra do Partido Progressistas.

Ao longo da extensa carreira na vida pública foi ministro, senador, deputado, secretário da Receita Federal, vice-governador e governador do Rio de Janeiro.

Dornelles era mineiro, primo de segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas e sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco. Foi secretário da Receita Federal no governo Figueiredo, em 1979, durante a Ditadura Militar, e ministro da Indústria, Comércio e Turismo durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Pelo Rio de Janeiro, foi deputado constituinte. Permaneceu na Câmara dos Deputados até 2007, por cinco mandatos consecutivos. No PP, conquistou uma vaga no Senado Federal em 2006 e, em 2014, foi eleito vice-governador de Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Dornelles foi governador interino por sete meses durante a licença médica de Pezão para tratar um câncer e titular após a prisão do emedebista em 2018 no âmbito da Operação Lava-Jato. Decretou o Estado de Calamidade Pública, em junho de 2016, abrindo caminho para o socorro financeiro do governo federal.

Em 2019, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, concluiu que Pezão e Dornelles cometeram abuso de poder econômico nas eleições de 2014 e os tornou inelegíveis até 2022.

Comentários

 




    gl