Eleições 2022: SBT promove debate neste sábado; Lula justifica ausência

Debate na Band. Foto: Reprodução de vídeo

Debate na Band. Foto: Reprodução de vídeo

O segundo debate entre os candidatos à presidência da República acontece neste sábado (24), a partir das 18h15h, e será realizado nos estúdios do SBT em São Paulo.

A transmissão acontece em um pool de veículos de imprensa; CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja.

Foram convidados os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

+ veja as regras do debate:

Primeiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do sorteio. Cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica.


Leia também:

+ Datafolha: 69% apontam que há corrupção no governo de Jair Bolsonaro

+ Datafolha: Lula (47%) se aproxima de vitória no 1º turno; Bolsonaro tem 33%


Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos do pool, escolherão 2 candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Nesta rodada, cada um será chamado uma vez.

Terceiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do primeiro bloco – cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica.

Quarto bloco: Segunda rodada de perguntas dos jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. O debate é finalizado com as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio.

Se os candidatos se sentirem ofendidos, poderão pedir direito de resposta. O pedido, que será avaliado por um
corpo jurídico e deve ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.

Lula não participa

O petista afirmou, durante entrevista coletiva concedida em Ipatinga nesta sexta-feira (23), ter “um profundo prazer de participar de debate”, mas argumentou que o SBT demorou a acatar sugestões da coordenação de sua campanha, como a formação de um pool de veículos.

“Quando veio a resposta do debate, eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo. Debate é uma coisa que você precisa levar a sério, precisa se preparar, precisa conhecer um pouco seus adversários”, acrescentou Lula.

Comentários

 




    gl