Eleições 2018: Novo e PP optam por não apoiar candidatos no 2º turno

Urna eletrônica. Foto: Reprodução

Urna eletrônica. Foto: Reprodução

Os partidos políticos começaram, na última segunda-feira (08), a se posicionar em relação ao segundo turno da eleição presidencial brasileira. Primeiro, na noite de segunda, o PSOL declarou apoio ao candidato Fernando Haddad. Já na manhã desta terça-feira (09), o Partido NOVO — do candidato à presidência no primeiro turno, João Amoêdo — e o PP, que apoiou o tucano Geraldo Alckmin, optaram por não apoiar os candidatos no segundo turno.

Em um comunicado nas redes sociais, o NOVO destaca que o resultado do segundo turno não agradou o partido. “O NOVO obteve importantes conquistas e sai fortalecido das eleições de 2018. No entanto, o cenário presidencial no segundo turno não é aquele que desejávamos. Manteremos nossa coerência e nossa contribuição à sociedade se dará através da atuação da nossa bancada eleita, alinhada com nossos princípios e valores. O NOVO não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas”, destacou.

Mais focado na neutralidade, o PP publicou uma carta aberta de três páginas dirigida aos progressistas. O presidente do partido, Ciro Nogueira, afirma que o eleitor quer tomar sua decisão baseada nos perfis de dois candidatos, sem que ruídos de qualquer outro aspecto atrapalhem nessa escolha.

Mais partidos devem se posicionar nesta terça

É esperado, para esta terça-feira, que mais partidos políticos declarem apoio aos candidatos que disputam a Presidência da República no segundo turno.

Para discutir possíveis apoios e alianças, a Comissão Executiva Nacional do PSB se reúne nesta terça em Brasília. Além do PSB, a executiva nacional do PSDB e do PPL também possuem reuniões marcadas na capital federal.

É aguardado, ainda para esta terça-feira, que Rede e DC anunciem seus apoios. Marina Silva, candidata à Presidência pela Rede no primeiro turno, destacou que, apesar da posição que o partido tomar para este nova etapa, ele será oposição ao futuro governo — seja qual for.

Na quarta-feira (10), o MDB deve se reunir para discutir sua posição. Já o PSTU, de Vera Lúcia, anunciará se apoiará, ou não, Fernando Haddad no dia 11 — o partido possui é contra as posições de Jair Bolsonaro.

Outro partido cuja posição é bastante esperada é o PDT. A expectativa é de que ele faça um apoio crítico à Haddad. Ciro Gomes, o candidato do PDT à Presidência no primeiro turno, já havia destacado que não há chances de apoio ao candidato Jair Bolsonaro.

Comentários

 




    gl