Categories: Política

Eduardos: um, se solidariza com repórter; o outro, saúda ditador assassino

Controverso. O deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL) é figura controversa em relação aos seus posicionamentos ao longo de sua carreira na vida pública, catapultada pela popularidade do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que encontro num nicho mais radical da sociedade brasileira a possibilidade de visibilidade institucional.

Há pouco tempo, durante discurso em uma comissão da Câmara dos Deputados, usou seu tempo para saudar o príncipe saudita Muhammad bin Salman, acusado de matar o jornalista americano Jamal Khashoggi, em 2018.

“Realizei viagens ao Oriente Médio, onde contribuí para o melhoramento substancial das nossas relações, não só com Israel, como também com os países árabes. Exemplo objetivo desse trabalho é o acordo com o Fundo de Investimento Público saudita para explorar oportunidades no Brasil de investimentos mutuamente benéficos em até US$ 10 bilhões. Obrigado, príncipe Muhammad bin Salman”, disse na ocasião.

A fala aconteceu na despedida da sessão de instalação da Comissão de Relações Exteriores, a qual presidia. Um ex-correspondente do Washington Post e crítico do governo saudita, Khashoggi foi assassinado dentro da embaixada da Arábia Saudita na Turquia. Muhammad bin Salman se tornou um dos suspeitos.

Um relatório do gabinete do diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos — país também admirado por Eduardo e pelos bolsonaros, que chegaram a bater continência para bandeira americana — culpou o príncipe saudita pela morte.

“Avaliamos que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Muhammad bin Salman, aprovou uma operação em Istambul, na Turquia, para capturar ou matar o jornalista saudita Jamal Khashoggi”, afirmou o relatório.

Nas últimas horas, na mesma Casa legislativa, Eduardo, que como o pai também é admirador de um expoente torturador da Ditadura Militar no Brasil, atacou o presidente Lula e seu governo por terem recebido o líder venezuelano Nicolás Maduro e saiu em defesa da jornalista Delis Ortiz. A profissional é contratada da Rede Globo, a quem os bolsonaros e seus seguidores repetidamente chamam de “lixo”.

Nesta sexta-feira (2), porém, o GSI identificou que o suposto agressor da jornalista é de uma organização militar do Exército Brasileiro e não um integrante da comitiva do presidente Maduro.

A admiração e relação próxima entre os bolsonaros e os sauditas é de tal monta, que o principado ofereceu presentes milionários à família e que são alvo de investigações. Com a Venezuela, assim como com outros países da América do Sul e do mundo comandados por regimes progressistas, o governo anterior preferiu fechar diálogo, deixando o Brasil na última quadra, em posição de completo isolamento diplomático.

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio 2025: ‘Tô defumando a minha casa’; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida

Rio 2025: 'Tô defumando a minha casa'; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida. Vermelha e branca deve anunciar seu…

49 minutos ago
  • Brasil

Campeão Olímpico de vôlei: com câncer, Pampa é intubado

Bastidores. André Felippe Falbo Ferreita, o Pampa, de 59 anos, foi intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Veja a logomarca do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca definiu o título do enredo que levará para a Sapucaí em 2025. A escola do Borel,…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Unidos da Tijuca define o título do enredo para 2025

Rio. A Unidos da Tijuca definiu o título do enredo que levará para a Sapucaí em 2025. A escola do Borel,…

1 hora ago
  • Música

Estrela da MPB relata que Gal Costa foi retirada do convívio dos amigos por ex

Bastidores: Joanna, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, falou ao Podcast Papagaio Falante. A conversa foi exibida num…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Samba no pé! Águia de Ouro anuncia aulas gratuitas; veja detalhes

Quem tem vontade de aprender a sambar, chegou a hora. Todos os domingos, a partir do dia 28 de abril, a…

2 horas ago