Categories: Política

Deltan Dallagnol tem registro cassado por unanimidade pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite desta quinta-feira (16), o registro da candidatura do deputado federal pelo estado do Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos). A decisão acarreta na perda de mandato e os votos recebidos por ele em 2022 serão destinados ao seu partido. A decisão foi tomada por unanimidade – todos os ministros seguiram a posição do ministro Benedito Gonçalves, relator do processo.

Gonçalves considerou que Deltan pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma eventual punição administrativa que poderia o tornar inelegível.

Dallagnol coordenou a Operação Lava Jato no Paraná entre 2014 e 2020. Foi sob seu comando que a ação ficou conhecida nacional e internacionalmente ao revelar um suposto esquema de corrupção envolvendo estatais e empreiteiras e por levar à cadeia empresários, políticos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2021, Dallagnol deixou o Ministério Público Federal e, em 2022, se candidatou a deputado federal pelo Paraná. Defendendo a bandeira do combate à corrupção e se posicionando contra o então candidato Lula, Dallagnol foi o deputado mais votado do estado, com mais de 344 mil votos.

PT, PCdoB e PV e o PMN moveram uma ação pedindo a sua inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa. A lei está em vigor desde 2010 e prevê critérios para impedir que pessoas condenadas por órgãos colegiados (Tribunais de Justiça, Cortes de Contas ou Conselhos Superiores) possam ser candidatas a cargos eletivos.

O argumento da ação é o de que Dallagnol não poderia ter sido candidato em 2022 por dois motivos principais: no momento em que pediu exoneração, Dallagnol respondia a reclamações administrativas que poderiam resultar em sua demissão e por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em um processo que avaliou o pagamento de diárias a procuradores da Lava Jato. Deltan, desde o início da ação contra sua candidatura, afirma estar sendo perseguido.

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Dia Internacional contra a Homofobia; escolas de samba e clubes se manifestam

Preconceito. No Dia Internacional contra a Homofobia, clubes de futebol e escolas de samba têm se manifestado em defesa dos…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: O grande Obá; conheça mais um enredo do Carnaval 2025

Rio. O Leão de Nova Iguaçu anunciou o seu enredo para o Carnaval de 2025. Em busca de uma vaga…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

SP: Sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2025 acontece neste sábado

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realiza neste sábado (18), a partir das 17h,…

3 horas ago
  • Televisão

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS Apresentadora da TV Globo fazia reportagem nas ruas quando…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ana Hickmann reage após comentários sobre seu corpo: ‘Não tenho liberdade’

Desabafo. Ana Hickmann fez uma reflexão nesta sexta-feira (17) diante dos comentários que tem lido sobre o seu corpo. Nos…

4 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Sabrina Sato posta vídeo com Zoe parabenizando o papai, Duda Nagle

Sabrina Sato fez uma homenagem ao ex-marido Duda Nagle por seu aniversário de 41 anos, celebrado nesta sexta-feira (17).  Nas…

5 horas ago