Datafolha não traz novidades e mostra Lula com chance de vencer no 1º turno

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (28) na versão digital do jornal Folha de S.Paulo, mostra os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022, marcada para outubro. O levantamento não trouxe novidades, registra a polarização entre Lula e Bolsonaro e a possibilidade de vitória do petista já em primeiro turno.

Desde a redemocratização, apenas em duas oportunidades a disputa ao Palácio do Planalto foi decidida logo na primeira rodada, nos anos de 1994 e 1998, ambas, vencidas por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), justamente contra Lula.


Leia também:

+ Crise dos combustíveis: confira algumas dicas importantes para economizar

+ De multa a registro cassado: o que acontece se Bolsonaro voltar a atacar as urnas


+ veja o resultado de 1º turno:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 29%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%

Brancos e nulos: 6%
Não sabem: 3%

Entre as mulheres, eleitorado que manifesta rejeição ao atual presidente, Bolsonaro tem 27% das intenções de voto, o que significa um avanço de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, segue liderando nesse, com 46%.

Entre os eleitores homens, Lula marcava, na pesquisa Datafolha anterior, 44%, em junho, e agora tem 48%. Bolsonaro tinha 36% e agora marca 32%.

No segmento evangélico, Bolsonaro tem 43% votos. No último levantamento, tinha 40%. Já Lula marca 33% nesse grupo, tinha 35%. Entre os católicos, maioria da população, 54%, a vantagem se inverte: o petista lidera por 52% a 25%.

Na região mais populosa do país, o Sudeste, Lula marca 43%, enquanto o presidente tem 28%. A vantagem do petista é ainda maior no Nordeste, onde tem 59%, ante 24% de Bolsonaro. Já na região Norte, os dois principais nomes da disputa até aqui têm empate técnico: Lula tem 41% e Bolsonaro, 39%.

O Datafolha divulgou ainda os resultados de um eventual segundo turno entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro; o petista tem 20 pontos de vantagem: 55% a 35%. Os eleitores que dizem não votar em nenhum dos dois são 7%; enquanto há apenas 2% de indecisos.

A pesquisa do Instituto Datafolha está registrada no TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR-01192/2022. O estudo ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

 




    gl