CPI da Covid-19: ex-secretário de saúde do Amazonas depõe nesta terça-feira

CPI da Covid-19. Foto: Agência Senado

O ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, irá depor aos senadores membros da CPI da Covid-19 nesta terça-feira (15). O foco do depoimento será a grave crise vivida pelo estado amazonense no início do ano e a suposta corrupção no governo estadual.

Em janeiro, o Amazonas entrou em colapso e muitos enfermos morreram sem acesso a respiração por oxigênio e pela falta de insumos farmacêuticos hospitalares.

Campêlo também foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Durante a 4ª fase da Operação Sangria, no dia 02 de junho, os agentes de segurança foram até a casa do governador do Amazonas, Wilson Lima, para prender Marcellus. Após cinco dias, o então secretário foi solto e pediu exoneração do cargo.

A Operação Sangria tinha como foco a investigação de supostas irregularidades durante a pandemia . Compras de respiradores e na prestação de serviços ao Hospital de Campanha Nilton Lins, fraudes em licitações e possíveis desvios de recursos públicos estavam ‘na mira’ dos agentes de segurança.

Na última semana, a comissão parlamentar de inquérito aprovou a quebra de sigilo telefônico e telemático de Campêlo. Atualmente, dois senadores do Amazonas ocupam cadeiras na CPI da Covid-19: Omar Aziz, presidente da comissão; e Eduardo Braga, membro titular da comissão.

Comentários

 




    gl