Congresso se ilumina de roxo e laranja pela campanha de conscientização sobre psoríase

Congresso aprova orçamento de 2022. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Congresso Nacional. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional recebe iluminação especial nas cores roxo e laranja, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), em apoio à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença, que afeta cerca de 3% da população mundial – 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer de formas localizadas e discretas a formas muito severas, acometendo grande área da superfície corporal. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

A enfermidade está sujeita a melhoras de sintomas e recaídas, relacionadas a fatores como traumas (físico, químico, queimadura solar), infecções, drogas e até estresse.

Os locais mais atingidos são couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco. Existem inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos e fototerápicos) e devem ser feitos por médico dermatologista.

Comentários

 




    gl