Categories: Política

Disparada de Lula faz bolsonarismo atacar Datafolha; instituto errou em 2018?

Acusado pelos opositores de serem contumazes propagadores de notícias falsas e teorias da conspiração, as chamadas fake news, os bolsonaristas espalharam, nos últimos dias, todo o tipo de críticas e distorções em relação ao trabalho do Instituto Datafolha, ligado ao jornal Folha de S. Paulo.

A enxurrada de postagem nas redes sociais, reduto conhecido do bolsonarismo, teve início na última quinta-feira (26), quando o Datafolha divulgou o resultado de seu último levantamento sobre a corrida presidencial deste ano, programada para o mês de outubro.

Nele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou crescimento. Foi a primeira medição após a desistência de João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo, de concorrer ao Palácio do Planalto. Lula, segundo o estudo, venceria Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno, com ampla vantagem.

Muitos usuários afirmam que o Instituto não acertou em nenhuma pesquisa sobre a disputa presidencial em 2018, vencida por Bolsonaro. O discurso é repetido e massificado no sentido de desqualificar não só o Datafolha, mas todos os Institutos que tenham como resultado de seu trabalho números negativos para o governo Federal. O método é também prática do bolsonarismo e seus seguidores no ataque à imprensa e instituições do país.

Porém, diversos resultados da época apontaram vantagem de Jair Bolsonaro sobre o então candidato Fernando Haddad (PT). Ao resgatar os dados de 2018, é possível constatar que o Datafolha não errou. Quando Lula ainda seguia como nome do PT a pesquisa, de agosto daquele ano, apontou uma vantagem dele, com 39% das intenções de voto, sobre Bolsonaro, com 19%.

Em um segundo cenário – caso o ex-presidente estivesse fora da disputa, o que aconteceu – Bolsonaro liderava a corrida com 22%, seguido por Marina Silva (Rede), com 16%. Àquela altura, Haddad ocupava o sexto lugar, com 4% das intenções.

Após a candidatura de Lula ter sido indeferida pela justiça, o Datafolha indicou, em setembro de 2018, a liderança de Jair Bolsonaro no primeiro turno, com 24%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 13%. Haddad estava na quinta posição, com 9%.

Já no levantamento feito às vésperas do segundo turno, entre os dias 26 e 27 de outubro, Bolsonaro estava com 47%, enquanto Haddad, na segunda posição, tinha 39%. O resultado da apuração oficial marcou, considerando apenas os votos válidos, 55,13% para o atual presidente, contra 44,87% do candidato do PT.

Leia também:

+ Fome: Brasil alcança o pior cenário em insegurança alimentar desde 2006

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna. Apresentadora ficou entre os assuntos mais comentados…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

3 horas ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

4 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

5 horas ago