Categories: Política

Carta de ex-presidente FHC não ajudou, avaliam aliados de Geraldo Alckmin

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso veio a público, por meio de uma carta aberta, alertar os eleitores sobre os riscos à democracia que o pleito de outubro pode representar. O texto aponta como alternativa o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin. Para os aliados do ex-governador de São Paulo, contudo, a carta de FHC mais atrapalha a candidatura do que ajuda.

Para o ex-presidente, urge que o “centro democrático” se aglutine em torno de uma candidatura que derrote Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. A avaliação de tucanos e integrantes do “centrão” – conjunto de partidos conservadores que apoia formalmente Alckmin -, no entanto, é de que a carta de FHC constrange candidaturas como as de Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), sugerindo que elas devem aderir ao candidato do PSDB.

O movimento, como era possível prever, não aconteceu: Alckmin patina nas pesquisas, e tanto Marina quanto Dias podem argumentar que é o ex-governador paulista quem deve aderir a uma das duas campanhas.

“Somente um clamor da sociedade levaria a essa união”, avaliou ACM Neto, um dos aliados de Alckmin. “Esse tipo de união não pode partir dos partidos políticos”, concluiu, em entrevista ao jornal O Globo .

Ricardo Barros (PP), ex-ministro de Temer, vai na mesma linha, também ao Globo: “É uma campanha muito diferente. Defendo que cada um possa caminhar conforme a realidade de cada estado”, disse, justificando o fato de que muitos aliados formais de Alckmin apoiem, no Nordeste e no Sul, as candidaturas de Haddad ou Bolsonaro.

Lincoln Portela (PR) foi mais direto: “O FHC, pela história dele, tem o direito de falar o que quiser. Mas a gente já sabia que o centro estava esfarelando. E fragilizou o Alckmin, que está desidratando”, disse, ainda ao Globo .

Jovair Avantes (PTB) foi o mais duro entre os entrevistados do centrão que avaliou o impacto da carta de FHC: “O Fernando Henrique está em outro tempo, as coisas mudaram no Brasil. Acho que atrapalha um pouco. Acredito que a possibilidade seria liberar, para cada um apoiar quem quiser”, disse o deputado, um dos apoiadores de Bolsonaro.

Redação SP

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

20 minutos ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

39 minutos ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

3 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

6 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

6 horas ago