Candidatas ligadas à Marielle Franco são eleitas no Rio de Janeiro

Marielle Franco. Foto: Reprodução de Internet

Marielle Franco. Foto: Reprodução de Internet

Assassinada em abril deste ano, a vereadora Marielle Franco deixou uma marca política no Rio de Janeiro. No último domingo (07), mulheres que tinham Marielle como referência e atuaram junto a ela em movimentos sociais no Rio tiveram sucesso nas eleições deste ano.

Para a Câmara de Deputados, em Brasília, foi eleita a candidata Taliria Petrone. amiga de Marielle, Talíria conheceu a vereadora na ONG Redes da Maré, onde ambas ataram como militantes. Neste ano, Petrone ganhou ainda mais visibilidade e conquistou 107.317 votos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Eu tô muito emocionada. A campanha tá chegando ao fim e tô aqui pensando no quanto esse ano tá difícil. Tantas pessoas achando que o ódio é solução. Tanto medo usado pra justificar violência. Tantos corpos negros tombados. Tantas mulheres violadas. Marielle, a nossa Mari, executada. Sua risada e sua voz não saem da cabeça. Foi muito difícil fazer campanha sem ela. Tá sendo muito difícil seguir depois desses quatro tiros que calaram esse corpo que me acompanhava nessa tarefa difícil de estar na política. Confesso que tô aqui chorando um pouco de saudade. . Ao mesmo tempo, é tanta convicção. Tenho tantas certezas, nesse momento, de qual caminho seguir! Aonde vai dar não sei, mas sei que a luta de Mari, de Dandara, de Lélia, de Luiza, de tantas que vieram antes, está mais viva que nunca. Matam corpos, não matam palavras. Não matam sonhos. São muitas pessoas juntas dispostas a defender a vida pra enfrentar a morte, o amor pra enfrentar o preconceito. Erraram quando pensaram que seríamos interrompidas. Somos um formigueiro de mulheres, um formigueiro de mulheres negras e há muito tempo escolhemos a luta. Escolhemos ser livres. E liberdade é não ter medo. . Gratidão por cada abraço que recebi nessa campanha. Por cada uma e cada um que entregou panfleto, usou adesivo, conversou com os vizinhos e colegas do trabalho. Por cada pessoa que me ajuda a seguir nesse furacão que se tornou a vida. Estamos no caminho certo. A gente não vai vencer só a eleição. A gente vai vencer o ódio, mesmo que precise ser com uma vida inteira de luta. . Amanhã bora lá votar 50. Amanhã bora lá votar 5077 pra gente tomar aquele Congresso pra nós. Vai dar! E vai ser do nosso jeito, com nossas cores, turbantes e vozes! ♥️

Uma publicação compartilhada por Talíria Petrone (@taliriapetrone) em

Já para ocupar cargos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a partir de 2019, estarão três mulheres que trabalharam como assessoras de Marielle. São elas: Renata Souza (com 63.937 votos), Mônica Francioso (40.631 votos) e Dani Monteiro (27.982 votos).

No Twitter, Talíria celebrou sua vitória e as das outras “meninas de Marielle”, como elas têm sido chamadas nas redes sociais. “103.395 votos. 10ª deputada federal mais votada do Rio de Janeiro. Vai ter mulher preta no Congresso Nacional!”, escreveu. Sobre suas colegas que ocuparão a ALerj, ela mais uma vez relembrou Marielle. “Três mulheres negras do PSOL eleitas para a Alerj. Três assessoras de Marielle Franco. Três sementes que brotaram do asfalto. Que orgulho!”, destacou.

Comentários

 




    gl