Bolsonarista invade festa e mata líder do PT em Foz do Iguaçu; Lula lamenta e culpa Bolsonaro

O tesoureiro do PT em Foz, Marcelo Arruda e o bolsonarista Jorge Guaranho. Foto: Reprodução do Twitter/Facebook

O tesoureiro do PT em Foz, Marcelo Arruda e o bolsonarista Jorge Guaranho. Foto: Reprodução do Twitter/Facebook

O guarda municipal Marcelo Arruda foi assassinado na madrugada deste domingo (10) durante sua festa de 50 anos em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele foi atingido por dois tiros que foram disparados pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, da Polícia Penal Federal (PPH).

Divergências políticas teriam sido o motivo do crime. Arruda foi candidato a vice-prefeito da cidade pelo PT em 2020 e atualmente era tesoureiro do partido em Foz, além de estar a frente da direção do Sindicato de Servidores Públicos do município.

Guaranho chegou ao local da festa 20 minutos antes de cometer o assassinato. Acompanhado da esposa e da filha, ele parou o carro do lado de fora do salão aos gritos de “é Bolsonaro, seus filhos da puta“. Marcelo saiu para ver o que estava acontecendo, quando o homem apontou o revólver. À pedido da mulher, Jorge foi embora, mas prometeu que voltava.

Em seguida, Arruda foi até o carro para buscar sem revólver, afirmando que era pra não ficar desprevenido caso o homem retornasse. Minutos depois, o bolsonarista invadiu o local com a arma nas mãos e efetuou dois disparos. O primeiro atingiu a perna de Marcelo, que caiu, e o segundo foi nas costas. Mesmo baleado, ele conseguiu se virar e dar cinco tiros em Guaranho.

O tesouro do PT morreu na sequência e o assassino foi levado ao hospital, onde ficou internado na UTI. De acordo com informações do portal H2Foz, ele também acabou morrendo na manhã deste domingo. Marcelo Arruda deixa a esposa e quatro filhos.

“Presidente irresponsável”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de ambos e afirmou que o crime foi motivado por “um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável“.

Através de sua conta no Twitter, o pré-candidato à Presidência da República publicou um texto em solidariedade a morte de Marcelo Arruda e pediu compreensão com os familiares de Guaranho.

Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava o seu aniversário de 50 anos com a família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha“, começou.

Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda. Também peço compreensão e solidariedade com os familiares de José da Rocha Guaranho, que perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável“, escreveu ele.

Lula finalizou afirmando que o bolsonarista não escutou os apelos de sua família e que “precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz“.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, também se pronunciou lamentando a morte de Arruda. “Uma tragédia fruto da intolerância dessa turma“, publicou ela.

Leia também:

+ Em Marcha para Jesus, Jair Bolsonaro cita maioria e guerra do bem contra o mal

+ Lula ataca orçamento secreto, cita país pior que em 2003 e ironiza Sergio Moro

Comentários

 




    gl