Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet visitam Salvador e medem força e popularidade

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet visitam Salvador e medem força e popularidade. Foto: Governo da Bahia

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet visitam Salvador e medem força e popularidade. Foto: Governo da Bahia

O estado da Bahia virou o centro das atenções da política nacional neste sábado (2). Os quatro melhores colocados nas pesquisas de opinião sobre a disputa presidencial deste ano tiveram agenda na região.

Fundamental para os candidatos, já que é o quarto maior colégio eleitoral do país com mais de 10 milhões de eleitores, a Bahia se notabilizou, nos últimos anos, por ser um dos principais redutos do Partido dos Trabalhadores, não só nas eleições para presidente, como ao governo.

Em 2018, o candidato do PT, Fernando Haddad, obteve 72,69% dos votos válidos no segundo turno, contra 27,31% de Jair Bolsonaro (PSL). No âmbito estadual, os petistas comandam a Bahia desde 2007.

Sábado reúne pré-candidatos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma caminhada pelas ruas de Salvador. O cortejo aconteceu em meio a comemoração ao dia da Independência da Bahia, celebrado em 2 de julho.

O petista chegou à capital baiana na sexta-feira. Lula apareceu no cortejo, que não estava previsto na agenda, acompanhado de seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD). Depois, seguiu para um comício junto de lideranças aliadas no estádio da Fonte novo (assista ao evento):

O presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu mais uma de suas tradicionais “motociatas” e percorreu um trajeto de 37 km até o Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, passando pela Avenida Paralela.

Ele chegou por volta de 9h30 no Farol da Barra, ponto de concentração para o passeio. Bolsonaro discursou em cima de um trio elétrico ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), e da pré-candidata ao Senado Federal, Raíssa Soares (PL).

Durante a visita, Bolsonaro desabafou com um apoiador sobre a moto que lhe foi disponibilizada para o trajeto: “Me deram uma merda de uma moto, puta que pariu, rapaz”, xingou.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que assim como Lula e Bolsonaro, também participaram de caminhadas pelas ruas de Salvador em alusão à Independência da Bahia. Os dois políticos, inclusive, se encontraram em meio às festividades.

“Eu e Simone Tebet nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”, escreveu o pedetista em suas redes sociais.

Ciro teve de sair mais cedo do desfile em comemoração à Independência por ter torcido o pé. Com a ajuda de colegas, ele retornou para o hotel onde está hospedado, no bairro do Campo Grande. Apesar do incidente, ele garantiu que participará de um encontro com apoiadores durante a tarde de hoje.

Mais de mil policiais foram designados para a segurança do cortejo cívico em celebração à Independência do Brasil na Bahia. Policiais militares, civis, técnicos e bombeiros participam da segurança.

Na Bahia ocorreu uma espécie de independência paralela em relação ao movimento nacional. A luta começou antes, no dia 19 de fevereiro de 1822, e terminou depois da data comemorada nacionalmente, o 7 de setembro de 1822.

Os baianos só se tornaram independentes em 2 de julho de 1823, 10 meses após o grito de independência de Dom Pedro I. Para isso, foram muitos confrontos sangrentos em diversas partes do estado, que na época era uma província.

Os poucos portugueses que ficaram no país após o 7 de setembro de 1822 se amontoaram na Bahia. Após quase um ano de luta, os baianos expulsaram os portugueses no 2 de julho de 1823, considerada uma data mais importante no estado nordestino.

+ veja a repercussão nas redes sociais:

Leia também:

+ Datena entra no ar e anuncia desistência, agora sem volta, de candidatura em SP

+ Áudios revelam descontrole e assédio moral de Pedro Guimarães na Caixa

Comentários

 




    gl