Categories: Brasil

Criação de grupos para extermínio de gays é investigada em Goiás

Um comentário no Facebook despertou a preocupação de entidades sociais e judiciarias. Na última segunda-feira (29), a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) divulgou que investiga um comentário no qual um internauta convoca outras pessoas para formar um “grupo de extermínio dos gays” no estado.

A publicação foi feita em uma transmissão ao vivo do jornal goiano O Popular na rede social. O comentário do internauta mencionava o nome do presidente eleito Jair Bolsonaro e convidava pessoas para participar de um grupo no WhatsApp.

“Agora com a vitória do nosso mito Bolsonaro, vamos juntos lutar pela família brasileira e por fim nesses filhos do demônio. A favor da família tradicional. Informações pelo WhatsApp [Número de telefone]. Gay bom é morto. Junte-se a nós”, escreveu o usuário da rede social.

Com a verificação do perfil do Facebook, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificou a pessoa que teria realizado o comentário. De acordo com a DERCC, ela foi ouvida ainda na segunda-feira e negou ter feito a publicação. O caso segue sob investigação.

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil em  Goiás (OAB-GO) se manifestou sobre o assunto. Por meio de uma nota, Roberto Serra da Silva Maia, presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, pediu para que “essa e outras manifestações correlatas venham a ser investigadas pelos agentes policiais do Estado”.

O documento ainda destaca que “qualquer manifestação ou incitação à violência ou à discriminação de raça, gênero, origem, nacionalidade, orientação sexual ou outra característica não poderá ser tolerada, mas veementemente combatida”.

Leia a nota da OAB-GO na íntegra:

“NOTA DE REPÚDIO AO DISCURSO DE ÓDIO
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO) vem a público manifestar indignação e veemente repúdio institucional ao discurso de ódio e incitação à violência concretizado após o resultado do 2º turno das eleições presidenciais.

Segundo divulgado pela imprensa, uma pessoa estaria conclamando pelo facebook “grupos de extermínio dos gays no Goiás”. O registro da internauta, conforme noticiado, a pretexto de difundir a “luta pela família”, terminava com o seguinte chamamento: “gay bom é morto. Junte-se a nós”.

O art. 1º, inciso III, da Constituição Federal impõe a necessidade do respeito à “dignidade da pessoa humana”, enquanto que o art. 3º, inciso IV, define que o objetivo primordial da República Federativa do Brasil consiste em “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. O art. 5º, incisos XLI, da Carta Magna, por sua vez, estabelece que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, sendo que a proibição explícita de discursos de ódio, por exemplo, está prevista na lei contra o preconceito (7.716/89), que proíbe, dentre outros, sob pena de prisão, “praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência nacional”.

Independentemente destes e de outros dispositivos legais, qualquer manifestação ou incitação à violência ou à discriminação de raça, gênero, origem, nacionalidade, orientação sexual ou outra característica não poderá ser tolerada, mas veementemente combatida.
Continua depois da publicidade

A CDH espera que essa e outras manifestações correlatas venham a ser investigadas pelos agentes policiais do Estado para apuração de conduta criminosa, oportunidade em que registra seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação.

Roberto Serra da Silva Maia, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO”

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Breno, filho de Tinga, é anunciado como intérprete oficial no Rio

Rio. A escola de samba Alegria de Copacabana, voltando ao cenário carnavalesco, já tem uma nova voz oficial para o…

6 horas ago
  • Brasil

Emoção marca homenagem da Aeronáutica para médico morto no RS

Tragédia no Sul. O médico capixaba Leandro Medice, encontrado morto na manhã de segunda-feira (13) em um abrigo no Rio…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Doações podem ser trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles

Rio. A ordem dos desfiles para o Carnaval 2025 do Grupo Especial será conhecida no próximo dia 23, na Cidade do…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Mangueira divulga a sinopse do enredo 2025

Rio. A Estação Primeira de Mangueira terá como enredo no próximo ano; À flor da Terra - No Rio da negritude…

8 horas ago
  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

9 horas ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

9 horas ago