Categories: Brasil

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra golpistas em 5 estados e no DF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).

Golpistas

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.

De acordo com a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

Investigações permanentes

A Operação Lesa Pátria passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF.

Acrescentou que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.


Leia também:

+ Eleitores de Lula interpretam fala de Temer como ameaça ao presidente

+ Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro


Fonte: Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Rodrigo Tacla Duran entrega fotos e gravações; Moro e Deltan são os alvos

O advogado Rodrigo Tacla Duran é acusado de lavagem de dinheiro em favor da empresa Odebrecht quando trabalhava para a…

6 horas ago
  • Colunas
  • Música
  • Wallace Safra

Gilberto Gil e Duda Beat agitam o público em fim de semana no Tim Noites Cariocas

No último fim de semana, o Tim Music Noites Cariocas recebeu dois grandes nomes da música brasileira: Gilberto Gil (dia 24)…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Por onde for quero ser seu par’, diz mestre-sala após fim de parceria com Lais Moreira

Considerada como uma das melhores da atualidade no Carnaval, a porta-bandeira Lais Moreira surpreendeu os sambistas paulistanos ao anunciar uma…

7 horas ago
  • Televisão

Vídeo: web, Marvvila e Black percebem gafe da produção do BBB no Bate-Volta

VÍDEO: web, Marvvila e Black percebem gafe da produção do BBB no Bate-Volta: 🚨ATENÇÃO: Internautas notam a câmera apontando no…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Publicação do Museu do Samba lança edição especial; O samba, o candomblé, o congado e o jongo

O samba, o candomblé, o congado e o jongo são os grandes protagonistas da mais nova edição da Samba em…

9 horas ago
  • Televisão

Igor Rickli, marido de Aline, do BBB 23, fala sobre relação com ator Ícaro Silva

Ícaro Silva, ator e modelo, aparece, por diversas vezes, ao lado de Igor Rickli, casado com Aline Wirley, ex-integrante do…

9 horas ago