Categories: Brasil

Pico de Coronavírus será em duas semanas, diz presidente de hospital

O pico dos casos na epidemia de Coronavírus no Brasil deve ocorrer no início de abril. A previsão foi feita pelo presidente do Hospital Albert Einstein, o médico-cirurgião Sidney Klajner, em entrevista  ao jornal “O Estado de São Paulo”.

Ele afirmou que neste momento “é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância de permanecer em casa” para tentar impedir o avanço do vírus. Ainda segundo estima ele, para cada caso notificado da doença hoje, existem outros 15 infectados sem diagnóstico.

“É importante se conscientizar de que a única forma de a gente mitigar o impacto dessa epidemia é não disseminar o vírus, permanecer em casa, porque o quadro é grave”, afirmou Klajner. Ele avalia que o Einstein está preparado para enfrentar a crise da doença.

O hospital, segundo ele, conta com 600 leitos que podem ser usados no atendimento, sendo 100 deles de UTI. O hospital saltou de 12 casos de suspeitas, há dois dias, com quatro confirmações da Covid-19, para 45 internações, 21 confirmados, com sete pacientes na UTI.

Para Klajner, a situação tende a se agravar no país com um pico de casos em duas semanas. Na opinião dele, há também um problema adicional.

“A subnotificação dos casos”, afirmou. Ele calcula que para cada caso notificado, há pelo menos 15 outros contaminados que não estão sendo diagnosticados. “Até pelo fato de muitos casos serem assintomáticos, como pode ocorrer com as crianças, por exemplo”, afirmou.

Em quadros normais, um diagnóstico da doença pode levar cerca de três horas e custa em torno de R$ 150. “Mas a testagem, porém, por causa do aumento súbito no volume dos casos, depende de indicação médica”, alertou Klajner.

“Chegamos a ter, nos últimos dias, 2 mil testagens”, disse. “Mas restringimos a testagem aos pacientes com indicação médica”, explicou. O atraso na confirmação do diagnóstico, lembrou, ocorre pelo volume de pessoas na fila. “O atraso para o resultado é causado pela fila de exames”, explicou Klajner.

De acordo com o médico, ele próprio atendeu, nessa quarta-feira (18), pelo menos cinco pacientes com as queixas. “Estou atendendo meus pacientes por teleconferência”, explicou o presidente do Einstein. Ele disse ainda que o hospital está preparado para enfrentar a epidemia, mas adiantou que somente os pacientes com indicação médica ou em estado grave devem ser hospitalizados.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval
  • Carnaval/RJ
  • Carnaval/SP

Savia David fala sobre o equilíbrio de ser mãe, empreendedora e diva do Carnaval

Mãe da Laura, 11 anos, e do Lorenzo, de 9, Savia David é hoje uma engajada influenciadora digital, empresária do…

10 minutos ago
  • Carnaval/SP

Confira a sinopse do enredo da São Lucas para o Carnaval 2025

Depois do vice-campeonato no Grupo de Acesso 2 no Carnaval de 2024, a Unidos de São Lucas já trabalha na…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

Após insinuar saída, intérprete Luiz Felipe é confirmado por Vai-Vai

Pelo quinto ano seguido, Luiz Felipe será o intérprete oficial da escola de samba Vai-Vai. A renovação, anunciada nos canais…

18 horas ago
  • Televisão

Notícia de estado terminal de Antero Greco chocou fãs do esporte

Esporte. A dupla formada por Paulo Soares e Antero Greco marcou época na ESPN. Ambos, já com carreira consagrada no…

18 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Garotinho viraliza ao agradecer resgate de Scooby: ‘Seu anjo’

VÍDEO: Garotinho viraliza ao agradecer resgate de Scooby: 'Seu anjo': Criança agradece após ser resgatado por Pedro Scooby: “Obrigado por…

19 horas ago
  • Carnaval/RJ

Eterna Globeleza, Valéria Valenssa fala sobre morar separada dos filhos e morte

Bastidores. Mãe de dois homens, João Henrique (21) e José Gabriel (20), frutos do casamento com o designer Hans Donner,…

19 horas ago