Pfizer completa entrega de 100 milhões de doses ao Brasil

Vacina da Pfizer. Foto: Divulgação/Ascom Sesau/Carla Cleto

Vacina da Pfizer. Foto: Divulgação/Ascom Sesau/Carla Cleto

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, com 1.140.750 doses, chegou ao país no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na tarde deste sábado (2).

Esse é um dos lotes que a farmacêutica planejou entregar ao Ministério da Saúde entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Serão ao todo 10,5 milhões de doses.

Finalizadas essas entregas, terão sido enviadas ao país todas as doses do primeiro contrato de fornecimento da vacina, assinado em 19 de março, que corresponde a mais de 100 milhões de vacinas. Já o segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.

Em agosto, as farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram a assinatura de uma carta de intenção com o laboratório brasileiro Eurofarma, para a produção de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a empresa, o objetivo é fabricar imunizantes para distribuição em toda a América Latina. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Eurofarma será responsável pelas atividades de fabricação, dentro da cadeia, e de fornecimento da vacina ComiRNAty.

A empresa brasileira receberá matéria-prima dos Estados Unidos, e a fabricação de doses prontas começará em 2022. A expectativa é que a produção anual chegue a 100 milhões de doses, que serão distribuídas exclusivamente na América Latina.

Atualmente, o Brasil tem fabricação própria de duas vacinas contra a Covid-19: a Coronavac, do Instituto Butantan, em São Paulo; e a AstraZeneca, produzida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

* Com informações da Agência Brasil.

Comentários

 




    gl