Perdeu o emprego na pandemia? Saiba como reorganizar suas finanças

Confira dicas para sair das dívidas. Foto: Reprodução

Confira dicas para sair das dívidas. Foto: Reprodução/Facebook

A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a crise econômica que o país se encontra. Um impacto palpável é o desemprego no Brasil.

Cerca de 14,1% dos brasileiros estão desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tal número é alarmante nas esferas individual e coletiva, uma vez que a movimentação da economia é afetada, assim como as finanças pessoais dos brasileiros que perderam o emprego na pandemia.

Uma situação de desemprego pode provocar diversas preocupações e ansiedades, sobretudo, acerca das questões financeiras. Pensando nisso, o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), desenvolveu o Programa Nacional de Incentivo à Qualificação Profissional e Geração de Emprego e Renda (CebracPro). Através de cursos gratuitos, orientação Profissional, feira das profissões e campanhas de arrecadação de alimentos, o programa visa a desenvolver as competências e a autoestima daqueles que estão desempregados por conta da pandemia.

“Perder o emprego, principalmente, dentro de uma crise econômica e sanitária pode ser desesperador e afeta diversos aspectos da vida de uma pessoa. E ter um apoio para se reorganizar financeiramente é essencial para se manter firme em um momento tão difícil”, comenta Thiago Busignani, especialista em educação e diretor do Cebrac.

Por meio do CebracPro, qualquer pessoa pode ter acesso a mais de 20 cursos gratuitos, se qualificar, e conquistar um emprego. Tudo isso de forma gratuita. Basta se cadastrar no site, receber o link, e aguardar o contato.

Confira dicas para te ajudar a reorganizar suas finanças e te ajudar neste período de recolocação profissional:

• Reveja os gastos do dia-a-dia

Conversar com a sua família para estabelecer quais são as prioridades, quais despesas podem ser revistas e cortadas, a fim de poupar dinheiro é um passo importante. Desde a pizza do fim de semana até a assinatura do streaming devem ser avaliadas de acordo com a necessidade.

• Busque uma fonte de renda alternativa

Evite momentos de inatividade profissional. Pesquise opções dentro do empreendedorismo ou trabalho liberal para conseguir alguma receita no fim do mês. Vendas de usados, confecção de artesanatos, prestação de serviços ou freelas podem ser opções para esse momento de transição entre empregos dentro da sua área.

• Coloque todas as dívidas na ponta do lápis

Por mais que o primeiro instinto possa ser tentar se ver livre de todas as dívidas, isso nem sempre é a melhor opção. Saldar todas as parcelas atrasadas pode te deixar sem dinheiro para manter-se em um futuro breve. Então, faça as contas e tente negociar com o banco o que tiver atrasado.

• Invista em educação e cursos de especializações

Faça cursos para aprimorar seus conhecimentos e sempre estar alinhado com o mercado de trabalho e especializar-se na sua área de atuação. No CebracPro, você tem acesso a cursos gratuitos, palestras com especialistas, entre outras oportunidades de networking e aperfeiçoamento.

Comentários

 




    gl