Pazuello diz que variante já é ‘parte do cotidiano’ e que Brasil está em ‘nova etapa’ da pandemia

Eduardo Pazuello. Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello fez um pronunciamento nesta quinta-feira (25), em Brasília, sobre a atual situação da Covid-19 no Brasil. Para ele, a nova variante do coronavírus identificada em Manaus, e que se espalhou para outros estados brasileiros, já é “parte do cotidiano”.

“Na nossa visão, estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia”, disse.

O ministro lembrou que a nova cepa descoberta tem contaminado três vezes mais rápido e que o fato acabou com a situação de “estabilidade” no número de mortes e casos que o governo observava em outubro e novembro.

“Observa-se que começou a aumentar o oeste do Pará, Belém, capitais como Fortaleza, João Pessoa. Você vê Goiás impactada, Chapecó, varias cidades do país focais subindo. A velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio de estrutura”, afirmou Pazuello.

Ao lado de representante dos conselhos de secretários de saúde, o ministro também anunciou que, frente ao atual aumento de casos, atuará com “atendimento imediato na unidade básica de saúde”, “estruturação em capacidade de leitos” e “vacinação”.

“Uma das estratégias com relação a leitos é a utilização de leitos de forma remota. São remoções”, completou o ministro.

Comentários

 




    gl