‘Pandemia e Pandemônio’: novo livro de Ricardo Cravo Albin será lançado nesta quarta-feira

Novo livro de Ricardo Cravo Albin. Foto: Divulgação

Será lançado nesta quarta-feira (22), às 19h, on-line pelo site da Livraria da Travessa, o livro “Pandemia e Pandemônio – Relatos Indignados de um Brasil Doente e Desgovernado” de Ricardo Cravo Albin, pela Editora Batel. No lançamento, o autor será entrevistado por Yvonne Bezerra de Mello, no site youtube.com/c/livrariadatravessa.

Ricardo Cravo Albin. Foto: Divulgação

O livro reúne 46 crônicas de Ricardo Cravo Albin que foram publicadas semanalmente ao longo do ano de 2020 sobre a pandemia, registrando toda a evolução – e o crescendo mês a mês – de como a pandemia evoluiu no Brasil.

Relata, em paralelo, os descalabros do governo brasileiro, principalmente seu presidente, no enfrentamento do problema. As centenas de milhares de mortes que aconteceram, incluindo figuras públicas amada por todos, as idas e vindas do Ministério da Saúde, as declarações e atos infelizes de governantes, tudo é abordado com precisão e devida indignação pelo autor. O novo livro de Ricardo Cravo Albin conta com textos de apresentação da escritora Nélida Piñon e dos médicos e cientistas Margareth Dalcolmo e Jerson Lima.

O autor, em longa apresentação do livro já em meados de 2021, traça um quadro de apreensão e severos alertas para o ano em curso, clamando por medidas rígidas de higiene, máscaras e até lockdowns, ao transcrever previsões de cientistas de que a pandemia está longe de acabar. Cautela, toda cautela – é a palavra de ordem.

No prefácio do livro, a médica e cientista Margareth Dalcolmo acentua que “Ricardo Cravo Albin encerra uma multiplicidade de saberes, todos inseridos profundamente na realidade brasileira. Sua marcada inspiração durante esses meses de 2020, tão insólitos em nossas vidas, revela uma sensibilidade e um fino senso de humor à la Kurt Vonnegut ou Bioy Casares. O realismo compulsório do momento não exclui um imaginário singular; a tragédia humanitária exige e apura o olhar o outro, onde se coloca, por escolha, o autor destas crônicas por ele designadas ‘indignadas’.”

Já o cientista e presidente da FAPERJ, o médico Jerson Lima ressalta que “Ricardo se vale da arte para transformar um réquiem em uma alvorada de esperança, unindo música, poesia e esperança através da riqueza de nossa cultura.”

A escritora Nélida Piñon, ao apresentar o livro na quarta capa declara que “Ricardo Cravo Albin é um humanista cuja sensibilidade esteve sempre a serviço do Brasil. Neste novo livro ele confirma sua postura cívica e crítica. E trava a batalha justa contra os poderes competentes que relegaram o povo ao abandono. Empenhou-se em identificar a ação do vírus em cada um de nós. Este rodamoinho que nos tragou e lançou-nos à beira do abismo, sem nos oferecer uma alternativa razoável”.

O autor acaba de receber propostas para o livro ser lançado em Portugal, bem como uma edição em espanhol.
O livro tem 194 páginas e o preço de capa é R$ 59.

Novo livro de Ricardo Cravo Albin. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl