A pandemia de coronavírus traz insegurança para trabalhadores que pareciam estáveis no emprego

Coronavírus. Foto: Pixabay

Coronavírus. Foto: Pixabay

A pandemia traz consequências de grande impacto para a saúde do brasileiro e retarda a eventual recuperação econômica. De acordo com reportagem de El Pais, “a novidade trazida pela pandemia foi a de classificar como não essenciais exatamente as atividades nas quais esses trabalhadores se concentram mais. Entre eles estão, por exemplo, professores de instituições privadas, comerciantes de vestuário, de calçados, de artigos de viagem, atividades jurídicas, de contabilidade e auditorias”.

Um estudo realizado pela de  Rede de Pesquisa Solidária, que reúne pesquisadores de diversas universidades e entidades do país mostra um quadro preocupante.

“A pandemia do coronavírus cria um novo grupo de vulneráveis, de mulheres e homens brancos que nunca estiveram na posição de se preocupar dessa maneira com a estabilidade do emprego e da renda. A crise certamente inaugura um grupo de brancos desprotegidos e afunda ainda mais o grupo de negros informais”, explica Rogério Barbosa, pesquisador pós-doutor do Centro de Estudos da Metrópole (USP) e um dos responsáveis pelo levantamento.

Na avaliação de Barbosa, as políticas compensatórias, como o auxílio emergencial de 600 reais dado aos informais de baixa renda e desempregados, foi rápida e importante, mas não consegue compensar as perdas de parte dos beneficiados. “As famílias pobres, em geral, são numerosas, e três ou quatro pessoas trabalham. Um benefício que tem o teto de 1.200 reais não consegue compensar o dinheiro que a família está perdendo, tornando a situação mais precária do que antes da pandemia”, explica. Já o novo grupo de vulneráveis corre o risco de não ser minimamente recompensado pelo Governo porque não atende às regras do programa, segundo Barbosa. Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que os “tradicionalmente vulneráveis” continuam sendo mais vulneráveis que os “novos vulneráveis”.

Com dados do El País.







Comentários

 




    gl