Paes sobre operação policial no Rio: ‘Não é normal’

Paes sobre chacina no Rio: ‘Não é normal’. Foto: Reprodução do Twitter

O prefeito Eduardo Paes (PSD) voltou a criticar, nesta sexta-feira (7), a operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade, que deixou 25 pessoas mortas.

Para ele, a situação é resultado de uma política de segurança pública “inexistente e equivocada”. Paes destacou que “isso submete policiais a risco e permite que o crime se alastre”.

Em entrevista coletiva, o prefeito também fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal para que tome uma decisão exigindo do Estado que exerça “o monopólio da força cumprindo a lei”. Ele disse que, “se há uma intervenção a ser feita, não é tirando o bode da sala. Se há uma irregularidade, precisa ser investigada e punida. Mas que decisão é essa que diz que a polícia não pode entrar no local?”, indagou.

“Tenho absoluta convicção de que isso decorre de uma política de segurança pública inexistente e equivocada. Isso submete policiais a risco e permite que o crime se alastre. A Cidade da Polícia, que reúne toda a inteligência da polícia, fica em frente ao Jacarezinho. Como está dominado pelo poder paralelo? Devíamos ter saído com 25 pessoas presas. Essa é a oportunidade grande de fazer uma ocupação permanente no Jacarezinho. A reação à ação de ontem não pode ser tão radical no sentido inverso, de permitir que o crime lá se alastre. Mas também não podemos dar voz a esses loucos que acham que se pode invadir a casa de um cidadão comum e promover violência. É preciso um ponto de equilíbrio nessa história. O monopólio da força precisa ser do Estado. Vou conversar hoje com Cláudio Castro que precisamos restabelecer isso. Ninguém tem que andar com fuzis ou outras armas, como a que vitimou um agente do estado ontem, por lá”.

+ assista ao trecho da coletiva:

+ Sidney Rezende: Rio precisa de repactuação social para operações letais não continuarem

+ ‘Decreto já está pronto’, diz Bolsonaro ao inaugurar ponte em RO

+ Governador de SC é absolvido em processo de impeachment

+ Eleições 2022: pesquisa mostra Bolsonaro e Lula na frente em 4 cenários; veja os números

+ Governo de SP amplia horário de funcionamento do comércio

+ Áudio comovente mostra mãe de Paulo Gustavo momentos antes da confirmação da morte do artista

Comentários

 




    gl