Categories: Brasil

Paes prorroga restrições: ‘Nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo’

Com alto risco de transmissão, taxas de ocupação de leitos intensivos acima dos 90% e a classificação de epicentro da disseminação da variante Delta, a cidade do Rio prorrogou até o dia 30 de agosto as medidas restritivas na cidade, impedindo o funcionamento de boates, pistas de dança e eventos com aglomeração continuam proibidos. Atividades culturais, como shows e rodas de samba, só podem ter pessoas sentadas.

“Estamos, neste momento, com um pico de casos de Covid. Traduzindo aqui, nunca antes, no ano de 2021, nós não tivemos tantas pessoas com Covid na cidade do Rio de Janeiro como neste momento agora. Este é um dado relevante e todos nós que vivemos aqui percebemos isso. Pessoas próximas, familiares, amigos. Eu, pessoalmente, nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo neste momento”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A vacinação na capital atingiu, na manhã desta sexta-feira (20), 71,8% dos residentes vacinados. Se avaliada apenas a população alvo de adultos acima dos 18 anos, a taxa sobe para 91,8%. São 4.7 milhões de pessoas vacinadas com 1ª dose, 2.1 milhões de pessoas vacinadas com 2ª dose, e 137.5 mil pessoas vacinadas com dose única.

Para conter o número de óbitos pela doença (são 31.276 mortes por Covid-19 na capital), medidas como uso de máscara obrigatório seguem valendo. Veja deatlhes do decreto:

– Seguem proibidos, assim como festas com vendas de ingresso em áreas públicas e particulares;

– Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques podem funcionar com música ao vivo e consumo apenas de clientes sentados com distância mínima de 1,5 metro e com mesas e cadeiras
limitadas a oito ocupantes;

– Casas de espetáculo, concertos e apresentações precisam manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre participantes com lotação máxima de 40% em locais fechados e

– Rodas de samba podem acontecer com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre participantes e lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, apenas com público sentado.

Restrições podem aumentar

O prefeito ressaltou em sua fala que a vacinação da população deve estar colaborando para que muitos casos não tenham se agravado. Ele afirmou que está acompanhando mais de perto a evolução nos números da doença na cidade.

“Não podemos permitir que esses casos, que são o maior número de casos desde o início deste ano, se agravem e terminem em óbito. A gente precisa da colaboração da população, entendendo que, neste período de inverno, temos tradicionalmente uma maior transmissão da doença”, afirmou o prefeito.

Eduardo Paes afirmou que, caso os números de agravamento e mortes aumentem, ele pode decidir pelo aumento das restrições na cidade.

Leia também:

+ Sérgio Reis e outros investigados são impedidos de se aproximar da Praça dos Três Poderes

+ CPI da Covid-19 avança com quebras de sigilo, por Sidney Rezende

+ Quanto tempo dura a proteção das vacinas contra Covid-19?

+ De volta para o futuro: nos escombros do governo Bolsonaro, oposições buscam governabilidade

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Covid-19destaque-2Eduardo PaesPrefeitura do RioPrefeitura do Rio de Janeiro

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

6 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

7 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

7 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

7 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

7 horas ago