Paes confirma aumento de casos de Covid-19: ‘Se piorar, acabou o plano de abertura’

Eduardo Paes e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, em coletiva. Foto: Reprodução/Youtube

Eduardo Paes e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, em coletiva. Foto: Reprodução/Youtube

Após registrar queda no número de casos de Covid-19 por cerca de dez semanas, a cidade do Rio de Janeiro voltou a ter aumento no indicador. Os dados foram anunciados nesta sexta-feira (6), durante a divulgação do 31° boletim epidemiológico sobre o avanço do novo Coronavírus no município.

“Depois de uma queda de várias semanas consecutivas, temos um pequeno aumento importante nas últimas semanas, e a gente está monitorando isso. São casos principalmente de síndrome gripal”, afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia.

O número de casos estavam em queda nos meses de maio e junho, mas voltaram a aumentar em julho e em agosto. Nas últimas duas semanas, o número de casos semanais passou dos 6 mil.

Em razão dos resultados do último boletim, todas as 33 Regiões Administrativas (RAs) da cidade voltam a ter alto nível de risco de contaminação. Na semana passada, a cidade tinha 12 RAs no nível moderado, o mais baixo da escala.

Casos confirmados, que estavam em queda, tiveram aumento nas últimas quatro semanas. Foto: Divulgação
Casos confirmados, que estavam em queda, tiveram aumento nas últimas quatro semanas. Foto: Divulgação

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o aumento do número de casos é motivado por dois fatores claros.

“Esse aumento é causado pela variante Delta e também por estarmos no período de inverno. O que temos agora é um aumento do número de casos, sem aumento substancial do número de internações ou de óbitos. Mas esse aumento do número de casos já é um indicador bem preocupante”, declarou.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia como um aumento ainda leve, mas considerável, e o índice faz o prefeito do Rio pensar reavaliar o plano de reabertura.

O prefeito Eduardo Paes reforçou que a retomada das atividades está relacionada ao controle da disseminação da Covid-19 e que aumentos significativos do contágio podem interromper o retorno à vida normal.

“Está claro que há um novo aumento no número de casos de Covid-19 – algo que não ocorria há semanas. Isso me leva a reafirmar que eu, talvez, tenha comunicado mal. Quando anunciamos uma programação de reabertura, isso não quer dizer que a situação está sob o controle. Vou enfatizar: todo o nosso planejamento guarda relação com a evolução do cenário epidemiológico. Se continuarmos com o registro desse aumento de casos, a tendência não é de abrir, mas fechar mais. Se o cenário epidemiológico piorar, acabou o plano de abertura”, explicou.

Paes também pediu desculpas pela possibilidade de ter dado a entender que o número de casos já estivesse estável quando anunciou o plano de reabertura. Nesta sexta-feira, a prefeitura também divulgou o planejamento para o Reveillón, com shows ao vivo espalhados pela cidade. Há a expectativa de três milhões de pessoas nas
ruas, no entanto, isso só será concretizado caso a pandemia esteja controlada, e a vacinação avance.

No final do mês de julho, a prefeitura anunciou um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade. Serão 3 etapas, de 2 de setembro até 15 de novembro.

O anúncio também incluiu a programação para o réveillon e o carnaval e uma celebração de quatro dias com diversos eventos pela cidade, entre 2 e 6 de setembro – medida criticada por especialistas.

Leia também:

+ ‘O povo não quer ruptura’: Sidney Rezende comenta sinalização das Forças Armadas

+ Comissão da Câmara rejeita PEC do voto impresso

+ Peritos da PF rebatem Bolsonaro: ‘Não há evidência de fraudes nas eleições’

+ Um pote de mágoas: ‘Tudo que faço satanizam, por que esse ódio?’, pergunta Bolsonaro ao pedir nova chance de diálogo

+ Presidente do STF enfrenta Bolsonaro, sobe o tom e cancela encontro entre chefes dos 3 poderes

+ Moraes responde ataques de Bolsonaro e cita covardia

+ PoderData: rejeição de Bolsonaro ultrapassa 60%

+ Câmara dos Deputados aprova privatização dos Correios

+ Ator Sérgio Hondjakoff nega cárcere privado; assista

+ Tem lugar no seu time? Messi deixa o Barcelona após 17 temporadas

Comentários

 




    gl