Categories: Brasil

Ortopedista faz alerta sobre aumento da dor lombar durante a pandemia

“Mais de 50% da população mundial terá, pelo menos uma vez na vida, uma crise de dor lombar mesmo sem sofrer trauma ou lesão”. O alerta do ortopedista cooperado da Unimed-BH Leonardo Silluzio Ferreira sinaliza o quanto é comum as pessoas sentirem dor lombar.

Queixas sobre o desconforto aumentaram com o isolamento social imposto durante a pandemia do novo Coronavírus, uma vez que muitas pessoas tiveram que improvisar o trabalho em home office e também deixaram de frequentar a academia para a prática de atividade física.

O médico salienta os principais fatores para o surgimento da dor lombar, que vão desde má postura ao sedentarismo, englobando ainda a execução errônea de algumas angulações do corpo durante a atividade física. Para isso, a atenção à coluna vertebral e a prática regular de exercícios, como caminhadas, podem evitar o problema. Ainda segundo ele, o incômodo pode ser controlado com orientações simples.

“Na maioria dos casos, o tratamento envolve tempo, repouso e medicação, medidas suficientes para resolver a dor benigna na lombar, sendo que o período de melhora pode levar até três semanas, dependendo da velocidade de resposta do paciente que pode ser menor ou maior”, acrescenta Leonardo Silluzio Ferreira.

Em caso de a dor persistir, limitando atividades do dia a dia, a melhor recomendação é procurar um médico para analisar o problema. “O paciente vai encontrar o profissional adequado com segurança para fazer a consulta, uma vez que as clínicas adotaram uma agenda com intervalo maior entre os atendimentos, distanciamento nos assentos, além de outras medidas durante a pandemia”.

Muitas pessoas ignoram essas orientações, fazendo uso da automedicação como paliativo. O uso de anti-inflamatórios, por exemplo, prática muito comum entre as pessoas, pode, segundo o médico, levar a riscos graves na saúde do paciente, como sangramento ou gastrite.

Já pacientes oncológicos, de acordo com o ortopedista, devem redobrar a atenção para os incômodos na região da coluna, visto que existe na literatura médica a chamada “bandeira vermelha”, um conjunto de sinais, como dor persistente e forte na região, seguida de febre ou emagrecimento súbito, que pode indicar outros agravamentos. A melhor dica continua sendo procurar o seu médico.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

15 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

16 horas ago