Categories: Brasil

OMS: Brasil tem 30% dos novos contágios por Covid-19 no mundo em 24h

Relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5) aponta que o Brasil é o novo epicentro da pandemia e, mais uma vez, registrou o maior número de infecções por Coronavírus no mundo nas últimas 24 horas.

Segundo a OMS, foram registrados 71,7 mil novos casos em um dia, contra 65 mil nos Estados Unidos. O Brasil ainda representa 30% das novas infecções no planeta no período avaliado. A entidade contabilizou, no mundo, 240 mil casos extras.

Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil é o líder mundial, indo na contramão dos outros países, que têm apresentado redução no contágio e nas mortes, informa a coluna de Jamil Chade, no “UOL”.

Como o boletim da OMS é mundial, ele possui um delay. Dessa maneira, não consta do levantamento o último dado divulgado pelo Ministério da Saúde com 75 mil novos infectados nesta quinta-feira (4), um volume ainda superior aos dados divulgados pela entidade.

Ainda segundo o relatório da OMS, em termos de dados semanais, o Brasil se aproxima dos Estados Unidos e deve superar a marca americana nos próximos dias, caso a taxa diária seja mantida. Foram 394 mil novos casos no Brasil nos últimos sete dias, contra 439 mil nos Estados Unidos. Em dezembro, os estadunidenses registram 1,6 milhão de novos casos, contra 310 mil no Brasil.

Na categoria morte, o Brasil também se aproxima dos Estados Unidos: na última semana, foram 13,5 mil mortes nos Estados Unidos, contra 9,3 mil no Brasil. Nas 24 horas analisadas pela OMS, foram 1,94 mil mortes nos Estados Unidos, contra 1,91 mil no Brasil. No mundo, os novos óbitos somaram 6,4 mil em um dia.

Em números totais, o Brasil permanece em terceiro lugar com 10,7 milhões de casos de pessoas infectadas; a Índia tem 11,1 milhões; e os Estados Unidos tem 28,4%. Mas, a população americana supera a brasileira em mais de 100 milhões de pessoas.

A OMS também alertou que o Brasil vai na contramão do mundo quando analisados os números de mortes: foram 2,1 mil mortes no Estados Unidos, contra 1,6 mil no Brasil, que registrou um salto no número de mortes no período entre 21 e 28 de fevereiro, enquanto a média global apresenta um recuo importante.

Nos sete dias até o dia 28 de fevereiro, quando o Brasil somou 8070 mortes, mais de 12% de todos os mortos no mundo eram do Brasil. De cada quatro vítimas mortais no continente americano, uma é brasileira.

No mês de dezembro, o Brasil registrava 5,8 mil mortes por semana. Em meados de janeiro de 2021, foram cerca de 6,7 mil vítimas fatais. Ao término do mês, a taxa era de 6,9 mil.

Por fim, o chefe de operações da OMS, Mike Ryan, classificou a situação brasileira como uma “tragédia”.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Jogada de Marketing? Gracyanne Barbosa abre o jogo sobre separação de Belo

Segue rendendo. O conturbado término do casamento de Belo e Gracyanne Barbosa, após 16 anos de relacionamento, continua sendo um…

14 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-Paquita Bianca Rinaldi expõe momentos de humilhação com Marlene Mattos

Bastidores. Bianca Rinaldi abriu o coração e surpreendeu ao relembrar a convivência com a diretora Marlene Mattos na época em…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Ex-A Fazenda anuncia nascimento da filha um dia após revelar gravidez

Nasceu e surprendeu. A cantora e compositora Fernanda Medrado, de 31 anos, comunicou na noite desta última quarta-feira (1), o…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Bahia, da fé ao profano’ é o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

Presente no desfile das campeãs do Grupo Especial de São Paulo desde 2018, sendo campeã em 2019 e 2022, a…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Música
  • Política

Zeca Pagodinho em encontro inusitado com Temer: ‘Te conheço de algum lugar’

Autêntido. Zeca Pagodinho não reconheceu o ex-presidente Michel Temer durante um evento empresarial realizado no último dia 29, em um…

3 horas ago
  • Brasil

Olho na folga! Após Dia do Trabalho, qual será o próximo feriado de 2024?

De olho na folga! O ano de 2024 está sendo marcado por poucos "feriadões" prolongados. Após o Dia do Trabalhador, o…

3 horas ago