Categories: BrasilEconomia

Nova CPMF? Governo pretende cobrar imposto para saques, depósitos e pagamentos com cartão

O secretário adjunto da Receita Federal, Marcelo Silva, confirmou durante o Fórum Nacional Tributário (promovido pelo sindicato dos auditores fiscais, em Brasília) que o governo do presidente Jair Bolsonaro vai enviar uma proposta de criação da Contribuição sobre Pagamentos (CP) visando desonerar gradualmente a folha.

Segundo planilha de dados em estudo pelo governo federal, a alíquota do novo tributo será de 0,2% em cada lado da operação (pagador e recebedor) para compras no débito e crédito financeiro e de 0,4% no saque e depósito em dinheiro. A cobrança vem sendo comparado à antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Ambas as taxas tendem a crescer após serem criadas, uma vez que ideia do governo é usar o novo imposto para substituir gradualmente a tributação sobre os salários, considerada pela equipe econômica como nociva para a geração de empregos no país. A CIDE e o IPI seriam incorporados posteriormente.

O secretário que ocupa o segundo posto mais alto da Receita, abaixo apenas do secretário especial, Marcos Cintra, que é entusiasta da CPMF, indicou que a reforma tributária deve começar com a união apenas de PIS e Cofins, que virariam a Contribuição sobre Bens e Serviços. A alíquota proposta será de 11%.

Apesar de o governo rechaçar a comparação com a antiga CPMF, ele próprio defendeu o novo imposto mostrando um gráfico que mostra o histórico relativamente estável das alíquotas de CPMF ao longo dos anos em que vigorou, o que representaria uma previsibilidade para o novo imposto.

“Estamos transferindo o ônus para toda a sociedade”, afirmou Marcelo Silva, ressaltando em seguida que a reforma vai propor, por outro lado, benefícios como ampliação da faixa de isenções e reembolso de impostos à baixa renda.

Em entrevista publicada na segunda-feira (9) pelo “Valor”, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também defendeu a recriação da CPMF, que ele chamou de Imposto sobre Transações Financeiras (ITF). Na conversa, Guedes afirmou que o tributo é “feio” e “chato”, mas tem “alto potencial de arrecadação.”

Leia também:

– Mourão critica Carlos Bolsonaro: ‘a democracia é um pilar da civilização’

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Cartão de créditoCPMFDepósitosdestaqueDinheiroEconomiaFórum Nacional TributárioImpostosMarcelo SilvaPagamentosReceita Federal

Recent Posts

  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

23 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Quem você quer que vá para a Mansão?

Decisão. Chegou a hora de definir as últimas 14 vagas para a Mansão de A Grande Conquista 2, reality show…

1 hora ago
  • Brasil

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: ‘Eu sempre vou vencer vocês’

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: Fica o aviso aos bolsonaristas que tentaram…

1 hora ago
  • Rio de Janeiro

Estética in Rio: beleza, estética profissional e IA na programação

Estética. O Estética in Rio, o evento mais aguardado pelos profissionais da beleza e estética, e que há 17 anos…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Monte as três noites de desfiles do Grupo Especial do Rio 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Romance no ar: Isabelle ganha anel de brilhantes e rosas de Matteus

O amor é lindo. Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do Boi Garantido, terceira colocada no BBB 24, mostrou no Instagram o anel…

2 horas ago