Nomes do samba participam de comissão que discute a criação do Dia Nacional da Mulher Sambista

Adriana Gomes, Quitéria Chagas, Teresa Cristina e Thayssa Menezes. Fotos: SRzd/Bruno Giannelli-Leandro Milton e reproduçao Instagram-Facebook

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima terça-feira (17) para discutir o Projeto de Lei 2517/21, que cria o “Dia Nacional da Mulher Sambista”, a ser celebrado anualmente em 13 de abril, quando se comemora o aniversário da cantora e compositora Dona Yvone Lara. Desde 2019 o “Dia da Mulher Sambista” faz parte do calendário da cidade do Rio de Janeiro, na mesma data.

A cantora e compositora de 97 anos, morreu no em 16 de abril de 2018, devido a um quadro de insuficiência cardiorrespiratória.

Dona Ivone Lara foi enredo do Império Serrano em 2012. Foto: Divulgação/Riotur/Raphael David

“Além de homenagear Dona Ivone Lara, à instituição do Dia Nacional da Mulher Sambista tem a finalidade de dar visibilidade às mulheres sambistas, destacar o papel de protagonista e reconhecer a importância das mulheres na constituição deste gênero musical, uma das principais manifestações culturais populares brasileiras”, argumenta o autor do projeto, deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ).

Foi D’Angelo também quem pediu a realização da audiência, que será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.

Foram convidados para debater a proposta:

– a porta-bandeira da Mancha Verde e repórter do SRzd, Adriana Gomes da Silva;
– a rainha do Império Serrano, Quitéria Chagas;
– a cantora Teresa Cristina; e
– a representante das Mulheres Compositoras, Thayssa Menezes.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias

Comentários

 




    gl