Categories: BrasilPolítica

Nobel da paz quer visitar Lula e diz: ‘As democracias estão em perigo’

Encerrando os preparativos para uma visita ao Brasil, onde desembarca na segunda-feira (16) para uma estadia de cinco dias, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel já definiu os pontos principais da agenda.

No Rio de Janeiro, primeira escala da viagem, estará presente em eventos em duas universidades e participa de um ato em homenagem a vereadora Mariella Franco, do PSOL, executada em 14 de março.

Dois dias depois, Esquivel estará em Curitiba, onde, em companhia de um grupo de parlamentares sul-americanos, pretende fazer uma visita a Lula, preso na sede da Polícia Federal desde 7 de abril.

Ainda em Buenos Aires, ele tem se dedicado a conversar com advogados e militantes brasileiros que podem ajudá-lo a conseguir autorização para uma conversa com Lula: “O que fizeram com Lula é uma injustiça,” diz Esquivel, em entrevista ao Brasil 247. “Tudo está sendo feito para impedir que ganhe a eleição. Querem que ele desapareça do noticiário, que que se torne invisível”.

Para Esquivel, “as democracias estão em perigo, em várias partes do mundo, com golpes no Brasil, Paraguai e Honduras. Temos de ficar atentos porque, em alguns lugares, os militares estão voltando. Pode ocorrer uma remilitarização”. Perguntado se teria um conselho para ser seguido nessa situação, ele afirma: “é preciso dar prioridade aos pontos que nos unem e não valorizar as diferenças. A partir disso pode-se fazer propostas”.

Convencido da inocência de Lula, Esquivel conta que, durante a última visita a São Paulo, quando esteve no Instituto para encontrar-se com o ex-presidente, os dois tiveram uma conversa esclarecedora sobre o caso. “Ele me explicou que nunca foi dono daquele apartamento que diziam que era dele, mas montaram tudo para que pudesse ser condenado de qualquer jeito”.

Idealizador de uma campanha para dar o Premio Nobel da Paz a Lula, que já ultrapassou a marca de 200 mil adesões pela internet, ele se diverte quando pergunto se é possível imaginar que Lula receba uma homenagem tão importante quando se encontra numa situação tão difícil como a atual. “Eu estava preso quando resolveram me dar o Nobel”, diz.

Ao lado de uma corajosa militância contra a tortura e execução de presos políticos na Argentina e em outros países latino-americanos, no início dos anos setenta, Esquivel teve um papel importante na criação da Comissão de Direitos Humanos na ONU, que daria uma outra estatura a um drama essencial das democracias, mas que até então era encarado como um problema secundário.

Em 1977 ele foi preso e torturado pelos militares argentinos. Conseguiu ser solto no ano seguinte, sem que jamais lhe dessem uma explicação formal pelo encarceramento. Foi para casa num regime de liberdade vigiada, pelo qual tinha obrigação de prestar contas de seus movimentos a polícia. Iniciados em 1979, os esforços para lhe dar o Nobel trouxeram resultado no ano seguinte, quando foi a Oslo, capital da Noruega, receber a mais respeitada homenagem política de nossa época.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24. Ex-deputado, o ator participou do programa Fofocalizando, do SBT, nesta segunda-feira…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Após anúncio de despedida, mestre Tornado cita Ailton Graça e novos desafios

José Jorge Teles Santos, conhecido pelos sambistas como mestre Tornado, não é mais mestre de bateria da escola de samba…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Unidos da Tijuca emite nota sobre intolerância religiosa após Anitta perder seguidores

Respeito. A Unidos da Tijuca emitiu, na tarde desta segunda-feira (13), uma nota de repúdio sobre intolerância religiosa após a cantora…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Escolas de samba do Rio de Janeiro registram doações para vítimas do RS

Escolas de samba do Rio de Janeiro registram doações para vítimas do RS. Confira e saiba como contribuir:   Ver…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: aniversário e paqueras agitam festa na Mansão

É festa! A animação tomou conta da primeira festa na Mansão em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Com figurinos…

4 horas ago
  • Televisão

Música-tema histórica do programa Silvio Santos agora tem nome da herdeira artística

Música-tema histórica do programa Silvio Santos agora tem nome da herdeira artística. Patrícia Abravanel, que já apresenta a atração das…

4 horas ago