Categories: Brasil

Mulher ‘fantasia’ filho de escravo negro para festa de Halloween

Capturas de tela circularam na noite da última terça-feira (29) pelas redes sociais. Elas mostram uma criança branca “fantasiada” de um escravo negro para ir a uma festa de Halloween. O evento, para o qual o menino foi fantasiado, foi organizado por uma escola de classe média alta, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Nas fotos, é possível ver uma criança com o corpo pintado com cores que imitam a pele negra. Ela está vestida com um pano branco na cintura e cabeça, além de uma corrente que prende pescoço e mãos. Nas costas, foram reproduzidas cicatrizes que lembram as marcas causadas por chicotes.

Mulher “fantasia” filho de escravo. Foto: Captura de tela/Instagram

Repercussão

A princípio, a postagem recebeu comentários com elogios de conhecidos pela “criatividade” do traje. No entanto, após viralizar, diversos internautas foram à publicação para se expressar. Além de comentários negativos sobre a caracterização, a maioria dos usuários do Instagram apontavam racismo na escolha do tema.

“Minha história não é fantasia de Halloween”, escreveu uma mulher negra na postagem. Outro internauta compartilhou “Usando o sofrimento do meu povo como tema de fantasia”. Uma outra internauta destacou a gravidade da situação.”Moça, eu acredito que a senhora não tenha dimensão do que está fazendo. Mas isso não é uma brincadeira, é um desrespeito enorme com a história e com aqueles que morreram e deixam um legado de dor aos seus descendentes”, escreveu.

Com a repercussão negativa, a mulher apagou as postagens e, em seguida, publicou um pedido de desculpas. “Queria somente pedir desculpas pelo fato! Jamais foi minha intenção ofender alguém, estou extremamente arrependida por tudo que aconteceu e me sentindo MUITO mal com os xingamentos e as ameaças horríveis que estão me mandando. Desculpa a todos, do fundo do meu coração! #paz.”

Colégio diz não compactuar com expressão racista

O colégio onde a festa de Halloween foi realizada emitiu uma nota sobre o caso. A instituição diz que traje escolhido pela mulher “tocou numa ferida histórica do nosso país” e que amargam “sequelas desse triste período”. O colégio destaca, também, não compactuar “com qualquer tipo de expressão de racismo ou preconceito”. Leia a nota na íntegra:

“Lamentavelmente, a escolha do traje para a participação do Halloween, feita pela família do aluno, tocou numa ferida histórica do nosso país. Amargamos as sequelas desse triste período até os dias de hoje. Não incentivamos nem compactuamos com qualquer tipo de expressão de racismo ou preconceito, tendo os princípios da inclusão e convivência com a diversidade como norte da nossa prática pedagógica”, diz a nota.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

LUTO: morre no Rio o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

59 minutos ago
  • Televisão

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos. Meninos do Virou Festa, um dos…

3 horas ago
  • Brasil

É verdade esse bilhete: Vereador quer derrubar árvores contra desastres no RS

RS: vereador de Caxias defende derrubar árvores para evitar desastres no Estado É verdade esse bilhete! O vereador Sandro Fantinel…

3 horas ago
  • Famosos

Eita! Atriz pede chance com o casal Diogo Nogueira e Paolla Oliveira; veja a reação deles

Quente! Paolla Oliveira e Diogo Nogueira surpreenderam a atriz Julia Iorio ao responder vídeo da admiradora dizendo que queria uma…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? VOTE

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Nesta quarta-feira (15) a Unidos de…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Afoxé Filhos de Gandhy: veja o logotipo do enredo da Colorado do Brás

Vice-campeã do Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2024, a escola de samba Colorado do Brás levará para o…

5 horas ago