Categories: BrasilPolítica

MPF denuncia blogueiro bolsonarista por ameaças a Barroso e incitação ao crime

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o blogueiro Allan dos Santos por crime de ameaça e incitação ao crime de tal conduta contra o ministro Luís Roberto Barroso.

O denunciado utilizou o seu canal no YouTube – Terça Livre – para desafiar o magistrado a enfrentá-lo pessoalmente. Allan assegurou na ocasião que seria capaz de fazer mal a Barroso se ambos tivessem contato fora dos meios digitais. Para o MPF, o caso superou os limites do razoável na livre expressão de pensamento e opinião e intimidou a vítima com a promessa de mal injusto. A denúncia foi oferecida nessa terça-feira (17).

O crime aconteceu em 24 de novembro do ano passado. No vídeo intitulado Barroso é Um Miliciano Digital, Allan profere palavras de ódio, baixo calão e em tom claramente ameaçador, afirmando: “Tira o digital, se você tem culhão! Tira a p**** do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p**** do digital! E bota só terrorista! Pra você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p****!”. Ao tomar conhecimento dos fatos, o próprio ministro do Supremo, na condição de vítima, representou ao MP, solicitando a adoção de medidas cabíveis.

A denúncia aponta que as declarações de Allan “estão excluídas do âmbito de cobertura da liberdade de expressão, porquanto configuram proibições expressas dispostas no direito internacional dos direitos humanos”. O marco jurídico internacional do qual o Brasil é signatário aponta que a incitação à violência e ao crime devem ser proibidas a fim de manter a ordem pública e democrática.

O crime de ameaça constitui-se em prometer um mal injusto e grave, consistente em um dano físico, material ou moral contra alguém. No caso, as exclamações do denunciado para que o ministro Barroso o enfrentasse pessoalmente, deixam claro que se trata de uma promessa de mal injusto proferida pelo denunciado, sustentam os procuradores.

Na ação enviada ao Juizado Especial Criminal Federal, o MPF reúne diversos tuítes e publicações veiculadas em plataformas de redes sociais. “Foi identificado um comportamento habitual e intencional do denunciado em proferir ameaças contra ministros do STF”. Nesse sentido, a conduta não está inserida em um contexto isolado, mas denota “parte de uma campanha intencional e extensiva do denunciado para disseminar ódio contra os magistrados da Suprema Corte”, alertam os investigadores.

Na denúncia, o MPF observa que a própria natureza inerente às redes sociais – o poder de alcançar grandes massas populacionais – torna as declarações investigadas ainda mais perigosas. É que, nesse ambiente, as falas ganham forma de incentivo público, direcionadas a pessoas indeterminadas em verdadeiro contexto de incitação ao crime.

A ação aguarda recebimento e tramita sob o número 1058570-44.2021.4.01.3400. Leia a íntegra da denúncia.

“Tira o digital se você tem colhão”

Em seu canal no YouTube “Terça Livre”, em novembro de 2020, Allan desafiou Barroso a tirar o termo “digital” do processo no qual se refere ao blogueiro e a outros investigados por fake news de “milicianos digitais” e “terroristas digitais”.

Ele falava que Barroso os qualificava como “terroristas digitais” para não sofrer uma ação judicial. Aos berros dos Estados Unidos, onde estava na ocasião, o blogueiro ameaçou o ministro.

“Tira o digital se você tem colhão. Tira a porra do digital e cresce. Dá nome aos bois. De uma vez por todas, Barroso, vira homem!”, disse o bolsonarista. “Tira a porra do digital e bota só terrorista para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa porra”, gritou durante programa de seu canal.

Veja o trecho em que Allan tem o ataque, postado pelo perfil do Twitter GentedeMal:
https://twitter.com/gentedemal/status/1331233532837056513?ref_src=twsrc%5Etfw

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Sobe para 107 o número de mortes em temporais no Rio Grande do Sul

O número de pessoas mortas durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abriu…

1 minuto ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Política
  • Rio de Janeiro

Eduardo Paes sobre show do Bruno Mars: ‘Aqui não é casa da mãe Joana’

Marcados para os dias 4 e 5 de outubro de 2024, os shows de Bruno Mars no Estádio Nilton Santos,…

18 minutos ago
  • Carnaval

Médico explica condição que fez Arlindo Cruz ser hospitalizado

Internado no dia 21 de abril para o tratamento de uma bradicardia, Arlindo Cruz recebeu alta. Ele deixou a Casa de…

50 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Belo volta a se pronunciar e faz desabafo sobre suposta amante

Desabafo. Belo usou suas redes sociais na noite desta quarta-feira (8) para se pronunciar após rumores de que teria tido…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Após dez anos, intérprete surpreende e deixa a Mocidade Unida da Mooca

Gui Cruz não é mais intérprete da Mocidade Unida da Mooca. A notícia, que pegou a comunidade e os sambistas…

2 horas ago
  • Brasil

Prefeito de Canoas fala sobre resgate de cavalo ilhado em telhado de casa

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do PSD, afirmou que a operação de resgate de um cavalo ilhado deve exigir…

3 horas ago