MP-SC diz que analisa imagens; bolsonaristas fazem apologia ao nazismo

MP-SC diz que analisa imagens; bolsonaristas fazem apologia ao nazismo. Reprodução de vídeo

MP-SC diz que analisa imagens; bolsonaristas fazem apologia ao nazismo. Reprodução de vídeo

Manifestantes bolsonaristas que realizavam um ato contra o resultado das eleições do último domingo (30), na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, repetiram um gesto semelhante à saudação nazista Sieg Heil, uma espécie de reverência a Adolf Hitler.

O ato aconteceu nesta quarta-feira (2) em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército no município.


Leia também:

+ Vídeo: Os desdobramentos da eleição de Lula, por Sidney Rezende

+ Novo mundo: presidente do Egito convida Lula para conferência do clima


O Ministério Público de Santa Catarina informou nesta tarde que está “analisando o vídeo para identificar as pessoas que fizeram o gesto”, o que configura apologia ao nazismo, considerado crime no Brasil.

O MP não descarta pedidos de prisão preventiva e o caso é apurado pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosa. “Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos”, esclarece a Coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

Nas redes sociais, a Confederação Israelita do Brasil reproduziu nota oficial repudiando os atos nazistas em São Miguel do Oeste e pedindo investigação sobre o caso.

“A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa. Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial”, diz o comunicado.

Comentários

 




    gl