Morre Luiz Alberto, ex-deputado líder do movimento negro, aos 70 anos

Luiz Alberto. Foto: Divulgação/PT Bahia

Luiz Alberto. Foto: Divulgação/PT Bahia

Morreu na manhã desta quarta-feira (13), o ex-deputado federal Luiz Alberto. Aos 70 anos, o político do PT sofreu um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, informou o partido.

Informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Considerado como uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, Alberto exercia o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues, também do PT, decretou luto de três dias. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, lamentou a perda.

Natural do quilombola Baixa do Guaí, em Maragogipe, no recôncavo da Bahia, Luiz foi deputado federal em 2001 e 2015. Entre fevereiro de 2007 a início de agosto de 2008, ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia. Integrou a equipe de transição do atual governo Lula.

Em nota, o PT lamentou a morte, lembrando da liderança nacional do Movimento Negro exercida por Luiz Alberto e de sua participação na fundação do PT na Bahia e na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

“Luiz Alberto teve uma trajetória marcada pela luta contra o racismo e na defesa de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”, lê-se na nota assinada pelo Diretório Nacional da legenda.

Comentários

 




    gl