Categories: BrasilPolítica

Morre aos 81 anos Jacó Bittar, um dos fundadores do PT

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26), aos 81 anos, o ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar, um dos fundadores do PT. Ele lutava contra a doença de Parkinson e deixa três filhos.

A informação foi divulgada pelo vice-prefeito de Campinas e presidente municipal do PSB, Wandão Almeida.

“Jacó Bittar nos deixa hoje, mas seu exemplo, seus ensinamentos e seu legado permanecem vivos. Aprendemos com ele que não se faz nada grandioso sem que se pense com grandeza”, escreveu Almeida em rede social.

No mês passado, quando o ex-presidente Lula esteve em Campinas, ele visitou Jacó Bittar. Eles eram amigos desde a atuação dos dois em sindicatos. Lula, no Metalúrgicos, e Jacó, no Petroleiros.

O PT, em nota, lamentou a morte de Bittar. O ex-prefeito foi o fundador e primeiro presidente do Partido dos Trabalhadores na cidade, ex-presidente da CUT, fundador do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Região. Quando prefeito, porém, ele rompeu com o partido e com seu vice, Antônio da Costa Santos.

Atualmente ele estava no PSB, e o partido se manifestou por meio de nota assinada pelo vice-prefeito, Wanderley de Almeida: “Ao longo de mais de 50 anos de militância pelo Brasil, Jacó Bittar foi personagem ativo nas lutas e transformações sociais do país, sendo condutor ideológico e construtor da democracia brasileira”.

Além de participar da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Bittar concorreu ao governo de São Paulo em 1982, obtendo 9,6% dos votos.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), também lamentou a morte de Bittar e decretou luto de três dias na cidade. “Campinas perde um dos seus principais personagens da política, principalmente das décadas de 1.980 e 1.990. Um dos mais destacados sindicalistas do país, Jacó foi marcante em várias conquistas para a classe sindicalista de Campinas e região […] Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos”, informa o comunicado.

Leia também:

+ Fome: Brasil alcança o pior cenário em insegurança alimentar desde 2006

+ De olho no futuro: Jovem deve ser o foco das campanhas eleitorais de 2022

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

Com câncer terminal, Isabel Veloso celebra casamento aos 17 anos

Emoção. Casada no civil no último dia 13, Isabel Veloso, que viralizou ao revelar diagnóstico de câncer terminal ainda jovem, celebrou…

3 minutos ago
  • Geral

VÍDEO: Dois helicópteros batem no ar e matam dez pessoas na Malásia

Dois helicópteros da marinha da Malásia bateram no ar durante um ensaio para um desfile naval nesta terça-feira (23), matando…

46 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa desabafa sobre fim do casamento com Belo

Casamento não é só amor. Gracyanne Barbosa decidiu abrir o coração e falou novamente a respeito do fim de seu…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Ogum Iê: A emoção da Tatuapé ao exaltar São Jorge no Anhembi

Nesta terça-feira (23) é celebrado o dia de São Jorge, que possui fiéis em todo o país e também é…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Terminou ou não? Silvia Abravanel se manifesta após postagem sobre fim do noivado

Terminou ou não? Silvia Abravanel foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta segunda-feira (22), quando fez uma…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Participante contrai Covid-19 e é afastada do reality ‘A Grande Conquista’

A Grande Conquista 2, começou nesta segunda-feira (22), sem dois participantes por problemas de saúde. Um deles foi Vinigram, o…

3 horas ago