Após ministro questionar valor de contrato, presidente do Ibama pede exoneração

Suely Araujo. Foto: Reprodução

Suely Araujo. Foto: Reprodução

A presidente do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e do Recursos não-renováveis (Ibama), Suely Araújo, entrou com pedido de exoneração nesta segunda-feira (07). A solicitação foi feita um dia após o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, questionar valores de um acordo de R$ 28,7 milhões feito pelo Instituto.

Pelo Twitter, o ministro publicou uma foto de um contrato de aluguéis de carros. Junto com a imagem, ele escreveu “Quase 30 milhões de reais em aluguel de carros, só para o IBAMA”. O documento foi assinado no dia 07 de dezembro de 2018, ainda no governo Michel Temer.

Nas respostas, usuários da rede social manifestaram sua opinião. Entre eles, uma internauta destacou que caso precisa ser melhor apurado. “Essa questão das viaturas precisa ser melhor gerida. Como grande parte do trabalho é de campo, é preciso ter carros em condições de enfrentar estrada da área urbana para a rural sem estragar no meio do caminho, como era comum. No entanto, há contratos bem questionáveis”, comentou.

Em resposta, Ricardo Salles disse que sua postagem não entrou no “mérito e necessidade do contrato”. O ministro afirma que “apenas chamou atenção para o valor”. E deixou subentendido que questão será avaliada em “em breve”.

Leia o pedido de exoneração na íntegra

Excelentíssimo Senhor Ministro,

1. Cumprimentando-o cordialmente, sirvo-me do presente para formalizar minha solicitação de exoneração do cargo de Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

2. Considerando que a indicação do futuro Presidente do Ibama, Sr. Eduardo Bim, já foi amplamente divulgada na imprensa e internamente na Instituição ainda em 2018, antes mesmo do início do novo Governo, entendo pertinente o meu afastamento do cargo permitindo assim que a nova gestão assuma a condução dos processos internos desta Autarquia.

3. Assim, comunico que a partir de amanhã, 08 de janeiro, não exercerei mais as funções de Presidente do Ibama. Nesse sendo, solicito que quando da publicação do ato, nele conste que trata-se de exoneração a pedido com efeitos a partir de 08/01/2019.

Respeitosamente, Suely Araújo

Comentários

 




    gl