Ministério da Saúde reduz período de isolamento para pacientes com Covid

Teste de Covid-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Teste de Covid-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, na noite desta segunda-feira (10), a redução do período de isolamento para pacientes com Covid-19.

Agora, serão cinco dias o tempo de resguardo para pessoas assintomáticas com a doença, desde que apresentem teste negativo. Também há a alternativa de cumprir uma semana de quarentena, sem exame ao final. Para quem tiver sintomas, o prazo de dez dias se mantém.

A Pasta destaca que todos os pacientes devem manter as recomendações sanitárias; evitar aglomerações e viagens, usar máscara e higienizar as mãos, até o 10º dia.

+ veja o detalhamento das regras:

Cinco dias: pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Deve apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5º dia;

Sete dias: pacientes assintomáticos estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Para os sintomáticos devem apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre e usar antitérmicos nas 24 horas anteriores;

Dez dias: pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7º dia de isolamento.

Mas há uma exceção na nova determinação, no caso do paciente assintomático apresentar teste positivo no 5º dia. Assim, deverá se manter isolado até completar dez dias.

“A nossa mensagem principal é que o nosso isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estivem sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Ele não é necessário testar “, declarou o secretário de Vigilãncia em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

A decisão foi tomada após reunião com o Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

+ Leia também:

+ Casamento entre pessoas do mesmo sexo, maconha e aborto; veja pesquisa de opinião

+ Artigo: ‘A hipocrisia pode conseguir tudo, exceto ser moderada’, por Jorge Renato Ramos

Comentários

 




    gl