Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Coronavírus. Foto: Reprodução de Internet

Coronavírus. Foto: Reprodução de Internet

O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quarta-feira (29), o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil: 9 se enquadram na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os casos suspeitos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3) Paraná (1) e Ceará (1). Ainda não há confirmação da doença no país.

Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A princípio, 33 notificações chegaram à pasta, de secretarias estaduais de Saúde e unidades hospitalares. Destas notificações, o ministério já excluiu 20 da definição oficial de contágio por coronavírus e já descartou totalmente 4. Nestes episódios, os exames foram feitos e apontaram outras síndromes gripais.

O Ministério da Saúde considera suspeitos casos de pacientes com sintomas de febre e problemas respiratórios que tenham estado na China nos últimos 14 dias – ou mantido contato com alguém infectado/que esteve naquele país nesse mesmo intervalo.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, informou que os dados sobre coronavírus que forem compilados pela pasta até o meio-dia serão divulgados em boletins diários, sempre às 16h.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, também informou que não há previsão de interferência no carnaval devido ao vírus. Por enquanto, não haverá bloqueio de passageiros da China nos aeroportos – cerca 250 pessoas desembarcam por dia. Há recomendação do governo chinês para que os moradores não saiam de lá.







Comentários

 




    gl