Ministério da Saúde enviará documento sobre autoteste para Anvisa, diz Queiroga

Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta irá encaminhar ainda nesta semana uma posição à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a aplicação do autoteste de Covid-19 no Brasil.

“O autoteste é uma iniciativa que pode se somar ao esforço do Ministério da Saúde”, disse Queiroga nesta quarta-feira (12), de acordo com o jornal “O Globo”.

O ministro defendeu que os exames sejam feitos pelos pacientes com orientação das revendedoras e sincronizados com o Ministério da Saúde, que precisa computar os dados para estabelecer políticas públicas.

A declaração de Queiroga foi feita após o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmar que a aprovação do autoteste pela agência depende do envio de documentos que irão balizar as orientações dos exames que poderão ser feitos pelos próprios pacientes.

“Não é simplesmente liberar um autoteste para ser feito em farmácia pelo próprio cliente, pelo próprio cidadão. Ele vem dentro de uma política pública de saúde. Porque é necessário uma previsão de uma série de fatores. Esse resultado precisa ser compilado, caso contrário a gente faz o teste e quem fica sabendo é só quem testou e o sistema de compilação nacional, então isso precisa existir”, disse Barra Torres.

Leia também:

+ Pesquisa aponta que Lula vence todos os candidatos no segundo turno

+ Pesquisadores apontam prejuízo bilionário se Carnaval for cancelado

+ A pior desde 2015, inflação no Brasil é a terceira maior do G-20

Comentários

 




    gl