Ministério da Saúde diz que recuperou dados de vacinados após ataque

Aplicativo Conecte SUS. Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Aplicativo Conecte SUS. Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Ministério da Saúde informou neste domingo (12) que conseguiu recuperar os registros das pessoas vacinadas contra covid-19. Na madrugada de sexta (10), um ataque hacker havia tirado do ar o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digita.

“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, disse a pasta em nota. Ainda não há, no entanto, prazo para que o acesso aos certificados de vacinação seja restabelecido.

Por causa do ataque, o governo adiou em uma semana a entrada em vigor das regras sanitárias para viajantes ingressarem no país.

Para quem precisa comprovar a vacinação e não havia salvado, já alternativas: cartão físico entregue no momento da vacinação, segunda via do cartão que pode ser adquirido onde tomou as doses, além de aplicativos dos sistemas de saúde estaduais e municipais.

Leia também:

+ STF estabelece obrigatoriedade do comprovante de vacinação para entrar no Brasil

Comentários

 




    gl