Ministério da Saúde divulga plano inicial de vacinação contra Covid-19 e lista de prioridades

Vacina contra a Covid-19. Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (1º), a primeira parte do plano de vacinação contra a Covid-19. Após reunião técnica, a pasta optou por uma estratégia que será dividida em quatro fases.

Na primeira etapa, participarão os trabalhadores da saúde, a população idosa com mais de 75 anos, pessoas acima de 60 anos que vivem em instituição de longa permanência (asilos ou casas psiquiátricas) e a população indígena.

Na segunda etapa, participarão as pessoas que têm entre 60 e 74 anos.

Na terceira etapa, participarão pacientes com comorbidades, como doenças renais crônicas e cardiovasculares;

Na quarta etapa, participação professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A ideia do Ministério da Saúde é imunizar 109,5 milhões de pessoas durante a campanha, em duas doses, com a vacina de Oxford/AstraZeneca, que vem sendo produzida pela Fiocruz. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, o planejamento é preliminar e pode sofrer alterações, caso outras vacinas sejam adquiridas pelo governo federal.

O Ministério da Saúde também revelou estar negociando a compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional, além de mais 40 milhões no internacional, para garantir a aplicação das doses.

“É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade de fazer o melhor plano do mundo”, disse o ministro Eduardo Pazuello.

Comentários

 




    gl