Mentira bolsonarista: idosa não morreu; foto é de banco de imagens

Após a detenção de cerca de 1.200 pessoas que estavam em acampamento em frente ao quartel do Exército, em Brasília, uma mentira passou a ser espalhada em grupos bolsonaristas: a de que uma idosa teria morrido dentro do ginásio para onde os golpistas foram levados. A Polícia Federal negou nesta segunda-feira (9) que tenha havido morte. Com uma busca na internet, é possível encontrar a foto utilizada para a propagação de fake news em um banco de imagens gratuito.

Foto de idosa está em banco de imagens gratuito. Foto: Reprodução/Pexels
Foto de idosa está em banco de imagens gratuito. Foto: Reprodução/Pexels

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) chegou a discursar no plenário da Câmara sobre a suposta morte. “Acabo de receber uma notícia de que uma senhora veio a óbito hoje nas dependências da Polícia Federal. Não foi nas dependências da PM, não. Falo de uma senhora a quem foi negado comida e água e que, depois de horas, e horas, e horas a fio sendo destratada e descuidada, veio a falecer”.

Horas depois, a parlamentar bolsonarista escreveu no Twitter que a notícia era falsa e se desculpou. “Hoje da Tribuna, informei que recebi a notícia do falecimento de uma idosa sob custódia da PF mas que não havia confirmação do fato.Posteriormente anunciei a confirmação pela OAB.O Presidente da OAB/DF me alerta que a confirmação não partiu da OAB. Peço desculpas pelo equívoco”.


Leia também:

+ Lula aos governadores no DF : ‘Não vamos permitir que a democracia escape’

+ Renan Calheiros protocola petição para considerar Bolsonaro fugitivo


 

Comentários

 




    gl