MEC recua, após forte pressão, e anuncia desbloqueio de verbas federais

Prédio do Ministério da Educação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prédio do Ministério da Educação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Victor Godoy, publicou, nesta sexta-feira (7), vídeo afirmando que as universidades, institutos federais e a Capes terão recursos do governo desbloqueados.

No último dia 30, o ministério da Economia havia determinado que o ministério da Educação estaria impedido de gastar R$ 2,4 bilhões, com a promessa de que o valor voltaria a ser liberado em dezembro.


Leia também:

+ Eleições: Ex-número 2 da Universal grava e Tebet participa de ato com Lula

+ Em Minas, Bolsonaro se reúne com aliados e setor industrial


“O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e para a Capes. Temos uma gama muito grande de instituições, conversei com o ministro Guedes e ele foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo. Eu já tinha dito que não haveria impacto para as universidades e para os institutos, porque trataríamos caso a caso, e agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo para facilitar e agilizar a vida de todo mundo”, afirmou Godoy.

Alunos das universidades federais passaram a se manifestar contra os bloqueios e novos protestos estavam sendo organizados.

“Esse movimento está sendo feito pelo Ministério da Economia, mantendo a responsabilidade fiscal, que é um pilar do nosso governo, mas também mostrando essa sensibilidade de facilitar a vida do gestor, do reitor. Meu gabinete continua aberto para qualquer reitor das universidades federais e dos institutos para conversar sempre e buscar as melhores soluções para cada universidade para fortalecer o ensino superior desse país. Sabemos a importância que isso tem para nossos estudantes e estamos juntos para poder trabalhar pela melhoria desse serviço para a população”, finalizou sem detalhar quanto do total inicial será liberado.

 

Comentários

 




    gl