Categories: Brasil

Massa de ar polar vai provocar queda de temperatura no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem atualizando informações sobre a nova massa de ar polar que causará “frio intenso” nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da Região Norte entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.

Segundo os meteorologistas, as temperaturas começam a declinar de forma acentuada a partir desta terça-feira (27) no Rio Grande do Sul.

A frente fria deverá trazer chuvas para os três estados da Região Sul, estendendo-se também ao sul de Mato Grosso do Sul para, a próxima quarta-feira (28), chegar em algumas localidades do Sudeste, como o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e, em seguida, no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em um vídeo disponibilizado no site do Inmet, a meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC.

“Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul”, disse.

O Inmet acrescenta que, ainda no dia 28, a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a Meteorologia ao informar que persiste a previsão de que – entre os dias 28 e 31 de julho – o ar frio predominará por toda a Região Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem.

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a previsão é de que o ar frio avance sobre sul da Bahia e partes do interior da Região Nordeste, com “declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude”.

Destaques

Entre os destaques climáticos elencados pelo Inmet está a persistência de chance de “mais um evento de queda de neve” nas serras gaúcha e catarinense, de forma “fraca e bem isolada” entre os dias 28 e 29, não sendo descartada a possibilidade de chuva congelada ou neve na serra do Sudeste no Rio Grande do Sul.

Os dias mais críticos – em termos de menores temperaturas, mínimas e máximas na Região Sudeste – serão 29 e 30 deste mês, com mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte. “Também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul e no sudeste de São Paulo”.

Geadas

Com relação a geadas, a Meteorologia informou que há previsão de “geadas amplas, que podem chegar com forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul e sudoeste do Paraná e, com menores chances, de forma mais pontual e de menor intensidade, entre o noroeste do Paraná e o extremo sul do Mato Grosso do Sul”.

Há também previsão de “geada ampla” dia 29 em praticamente toda a Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. Não está descartada a possibilidade de chuva congelada nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, localizada na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No dia 30, a previsão de geada se entende para todo o estado de São Paulo, sul, Campo das Vertentes, oeste, Triângulo e Alto Paranaíba em Minas Gerais. Na Serra da Mantiqueira, a geada poderá ter intensidade de moderada a forte. Há também possibilidade de geada, de forma mais isolada, no sul de Goiás.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também:

+ Ciro Nogueira: ‘Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil’

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil
  • São Paulo

Narrador Silvio Luiz está intubado e em coma induzido após derrame

O narrador Silvio Luiz, de 89 anos, está internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Intubado e em…

7 minutos ago
  • Brasil

Após doar R$ 1 milhão, Luciano Huck visita abrigo no Rio Grande do Sul

Luciano Huck visitou o Rio Grande do Sul pela primeira vez após a tragédia das enchentes. Engajado em várias causas,…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Gracyanne Barbosa ganha buquê de rosas e joias de admirador secreto

Solteira desde que terminou o casamento com o cantor Belo, com quem se relacionou por 16 anos, Gracyanne Barbosa revelou…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Enredo sobre a luta LGBT+, inédito no Carnaval, é lançado; veja clipe

A escola de samba paulistana Estrela do Terceiro Milênio anunciou, no dia 4 de maio, o enredo que apresentará na…

3 horas ago
  • Brasil

Nível do Guaíba está próximo de recorde histórico; enchente deixa 147 mortos

O nível do Guaíba saltou 18 centímetros entre a tarde de segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14). Segundo…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Anitta reage após mostrar rituais em terreiro, perder seguidores e ser atacada

Após aparecer completamente nua em um terreiro e mostrar sua religião na divulgação da música "Aceita", presente em seu álbum…

4 horas ago