Categories: Brasil

Marca brasileira é acusada de lançar coleção de roupas com símbolos nazistas

Uma marca brasileira apresentou recentemente sua nova coleção de roupas inspiradas na Alemanha. Entre as várias referências ao país, uma delas ganhou repercussão negativa nas redes sociais por apresentar uma cruz de ferro com características similares ao símbolo utilizado pelo regime nazista na década de 30 e 40.

O símbolo está estampado em calças, blusas e casacos. Estes últimos lembram os uniformes que os oficiais nazistas usaram durante a Segunda Guerra Mundial.

Seria uma apologia ao nazismo ou seria apenas uma infeliz coincidência? A questão se tornou polêmica e a empresa recebeu inúmeras críticas.

A rede catarinense Lança Perfume afirmou que as observações postadas na internet por pessoas que estavam incomodadas com o uso dos símbolos seriam feitas “com base em desconhecimento, desinformação e preconceito”.

A explicação da grife é de que a coleção,  lançada após “profunda e extensa pesquisa” foi inspirada na cidade de Berlim e que o objetivo era “transmitir uma mensagem plural e elevada sobre a capital alemã e sua história, utilizando para tanto os mais variados elementos, se baseando em elementos como o punk, a androgenia, a arquitetura, as baladas e a própria queda do Muro de Berlim”.

Mesmo após a explicação, os internautas não deixaram de protestar contra o tema da coleção. O fato incomodou a direção da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que em comunicado enviado ao SRzd, considerou a coleção inoportuna, inadequada e ofensiva à memória dos 6 milhões de vítimas do Holocausto, período nefasto da história da humanidade.

Leia na íntegra:

A Federação Israelita do Estado de São Paulo repudia a coleção “Noite de Berlim”, da marca catarinense Lança Perfume, que provocou grande revolta nas redes sociais ao usar símbolos que lembram o nazismo em suas roupas. Consideramos a coleção inoportuna, inadequada e ofensiva à memória dos 6 milhões de vítimas do Holocausto, período nefasto da história da humanidade.

Não é a primeira vez que o mundo da moda se utiliza de símbolos da Alemanha nazista para criarem suas coleções. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.

Marca brasileira é acusada de lançar coleção de roupas com símbolos nazistas. Foto: Reprodução de Internet

Em sua página do Facebook, a grife chegou a expressar que os aspectos da cultura alemã utilizados iam desde características do punk, da androginia até a história pós-queda do Muro de Berlim. A marca chegou a afirmar no texto que as observações postadas na internet por pessoas que estavam incomodadas com o uso dos símbolos seriam feitas “com base em desconhecimento, desinformação e preconceito”.

Não aceitamos, que em pleno século XXI, manifestações como esta fiquem impunes e se propaguem. Já acionamos as autoridades competentes, e mesmo após a marca Lança Perfume rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, entendemos que não podemos permitir que expressões perigosas de discriminação sejam semeadas em nosso país.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Rumo ao tri, Mocidade Alegre revela enredo para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada deste domingo (28), durante a comemoração do seu…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

17 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

19 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

19 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

20 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

22 horas ago