Mais de sete mil pênis já foram amputados no Brasil nos últimos 14 anos

Cirurgia para Câncer de Próstata. Foto: Foto: Divulgação/Danielle Vallejo/Assessoria/Dr José Alexandre Araújo

Cirurgia para Câncer de Próstata. Foto: Foto: Divulgação/Danielle Vallejo/Assessoria/Dr José Alexandre Araújo

Nos últimos 14 anos, foram registradas 7.213 amputações de pênis no Brasil, o que corresponde a um aumento de 1.604% no número desses procedimentos, de acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde e divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Em média, foram realizadas 515 cirurgias por ano para remover o órgão genital masculino e o procedimento tem como principal causa o câncer de pênis, que ocorre com maior incidência em homens com idade a partir dos 50 anos, mas também pode atingir os mais jovens.

“O que acontece é que entre a glande (cabeça) e o prepúcio (pele que recobre o órgão) fica uma substância chamada esmegma, que, ao se acumular, pode gerar um processo inflamatório local que leva ao câncer. A doença é mais comum depois dos 50 anos, mas quase sempre como resultado de um acúmulo de hábitos de higiene relapsos durante toda a vida”, afirma o urologista, cirurgião e membro da Seccional Rio de Janeiro da SBU, José Alexandre Araújo.

“O importante é espalhar a informação: cuidados simples e diários de higiene podem evitar uma doença agressiva e potencialmente traumatizante”, completa o médico.

Leia também:

+ Estresse pode impactar significativamente na libido

+ Cinco motivos para os homens cuidarem da saúde, além do Novembro Azul

Comentários

 




    gl